Educação & Cultura

Ao som da camerata da Osba, alunos da escola Santa Júlia, aprendem a valorizar a cultura afro-brasileira

osba no Sta Julia Foto José Marcelino DSC 0348
NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Os acordes da canção “Carinhoso” de Pixinguinha foram entoados pelas flautas e violinos da Camerata Quarteto Novo, integrante a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), para centenas de alunos do ensino fundamental I e II da Escola Santa Júlia, na Itinga, em Lauro de Freitas.

Além do repertório nacional, o grupo apresentou canções eruditas como a Pequena Serenata Noturna de Mozart sob olhares atentos das crianças.

A ação faz parte do Projeto África Aqui, Acolá, África em Todo Lugar desenvolvido na unidade e na Escola Santa Rita pela professora Rosangela Accioly, mestre pela Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Accioly explica que a apresentação das canções de Pixinguinha tem o objetivo de valorizar a identidade negra inserida no currículo escolar pela lei 11.645, que obriga o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas instituições de ensino.

osba no Sta Julia Foto José Marcelino DSC 0348

Além das apresentações da Camerata, os alunos aprendem durante o ano inteiro de maneira lúdica e artística sobre a origem e formação do povo brasileiro. Dentro do projeto, as crianças confeccionam as “abayomi” que são bonecas negras, símbolo da resistência da cultura negra. “Nós convidamos a mãe de um de nossos alunos que é angolana para nos contar sobre a história daquele país. Essas ações trazem referenciais as crianças, fortalecem a identidade”, frisou Accioly.

Nesta sexta-feira (18), os alunos da Santa Júlia participarão de uma roda de diálogos abordando o tema “Revolta dos Malês”, com o representante da embaixada da Nigéria na Bahia, Misbah Akanni, e com o professor doutor Eduardo Santana que debaterá a “Revolta dos Búzios”.


Fonte: ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas – 16/08/2017

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: