Cidadania

Moema anuncia ampliação da Base Comunitária de Itinga, na festa de cinco anos

03
NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Numa solenidade marcada pela emoção, a Base Comunitária de Segurança de Itinga, celebrou seu quinto aniversário, nesta sexta-feira (18). A BSC foi inaugurada no dia 15 de agosto de 2012. Confirmando a parceria com a Secretaria de Segurança Pública, a prefeita Moema Gramacho anunciou a ampliação da BSC, atendendo pedido da comunidade.

“A população precisa desse trabalho da Base, que vem sendo feito com dedicação, competência, compromisso e humanização, fortalecendo essa relação de polícia e comunidade. Reafirmamos, aqui, o compromisso de ajudar a Base. Conheci o Pacto Pela Vida, do qual as BSCs fazem parte, quando fui secretária de Estado e me apaixonei”.

Para o secretário Estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, “é motivo de orgulho participar desta comemoração. Os projetos desenvolvidos na BSC, fazem com que olhemos para trás e tenhamos a constatação de que tudo que fizemos foi certo, porque temos uma equipe de pessoas honradas e dispostas a fazer um mundo melhor”. O secretário confessou que segurou as lágrimas durante toda a solenidade, ao ver a alegria das pessoas que fazem parte do dia-a-dia da Base.

03Sob o comando da tenente Nayla Cassia Menezes, a BSC de Itinga é uma das 18 bases existentes na Bahia e foi a primeira a ser implantada na Região Metropolitana. Com o olhar marejado em alguns momentos, e, pausa para conter o choro em outros, a tenente expressou sua gratidão e orgulho, por fazer parte da unidade e, destacou o trabalho dos PMs que ela classificou como “de excelência”.

“Observando o andamento da Base, tenho a plena consciência de que, mais do que pelo cumprimento das obrigações funcionais, quem está aqui trabalha porque acredita. São pessoas ajudando outras pessoas. Desde o policial que se propõe a dar aula de reforço até aquele que já está largando o serviço e prolonga seu plantão “pra” ajudar a comunidade onde atua. E nada que foi realizado ao longo desses cinco anos, seria possível sem a ajuda dos muito amigos da Base, que não medem esforço pra fazer acontecer. O dia de hoje, “pra” mim, é somente para agradecer”.

Além de desenvolver atividades de segurança preventiva, a base tem, como objetivo principal, um trabalho comunitário. A unidade oferta atividades esportivas, projetos profissionalizantes e foi um desses instrumentos educativos da BSC que abrilhantou a festa. Alunos do grupo de teatro, Vidas em Cena, contaram, através de uma encenação, como se fortaleceu a relação da base, com a comunidade, trazendo depoimento de jovens beneficiários dos projetos. A BSC de Itinga já atendeu mais de 10 mil crianças, jovens, adultos e idosos.

Luiza Luz, integrante do grupo de teatro, fez questão de não representar ninguém e contar sua própria história. “Conheci a BSC num dia de festa e decidi que só frequentaria o local nesses períodos. Sempre fui rebelde e nunca quis integrar nenhum projeto. Hoje sou melhor por conta da equipe da Base, que me ajudou a crescer. Na BSC, o apoio vai além dos projetos, aqui, temos amigos e bons conselheiros”.

Durante a solenidade, a prefeita presenteou outra vertente da PM, atuante em Lauro de Freitas. Moema Gramacho entregou ao comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, a chave de um carro que a prefeitura estava doando ao Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd que, este ano, formou mais de mil jovens no município. “O trabalho que o Governo do Estado está fazendo, através da SSP, é um trabalho árduo para diminuir a violência e temos conseguido. Poder ajudar um programa como o Proerd, que preza pela educação e livra nossos jovens das drogas, é um prazer”.

20

04

O coronel Anselmo agradeceu à prefeita pela parceria e se disse muito honrado e feliz pelo momento. “Os números que as estatísticas apresentam, nem sempre demonstram o trabalho que é desenvolvido. O resultado do nosso trabalho é a satisfação da comunidade, os depoimentos de gratidão e o reconhecimento de uma polícia sensível”.

Representando a comunidade de Itinga, Cristiane Matos, moradora há 20 anos, no bairro, falou da satisfação em ter a BSC como vizinha. “A nossa polícia é educadora e a parceria com a comunidade é exemplar. Conheço vários jovens que mudaram de vida por causa dos projetos dessa base e minha vontade é que isso possa acontecer em todo município”.

O palhaço Chiquinho, que faz parte do Proerd, foi o responsável por puxar o coro do “parabéns”, para a base.


Fotos: Edgard Copque
Fonte: ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas – 18/08/2017

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: