Cidadania

Programa lançado pelo governador, reforça conceito de Cidade Educadora, em Lauro de Freitas

noticia 14 08 17 01 4
NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Lançado na manhã desta segunda-feira (14), pelo governador Rui Costa, o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), vai beneficiar Lauro de Freitas e outros 77 municípios. A cerimônia de lançamento do Pelc Bahia – Esporte, Diversão e Lazer para Você, foi realizada no Centro Panamericano de Judô, em Ipitanga e contou com a presença da prefeita Moema Gramacho e de autoridades federais, estaduais e municipais.

O Pelc é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) e foi assinado com o governo do Estado ainda na gestão da ex-presidente Dilma Roussef.

Serão instalados 100 núcleos do programa, em todo o Estado, sendo três em Lauro de Freitas, que beneficiarão 1.200 pessoas. Nos núcleos serão desenvolvidas práticas de atividades físicas, culturais e de lazer, envolvendo todas as faixas etárias, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias.

Durante a solenidade, Rui Costa ratificou o compromisso que o governo assumiu, de incentivo ao esporte e anunciou a construção de centros de treinamento de canoagem e boxe. “Gostaria que cada prefeito tomasse, como seu, esse projeto, que tenho a alegria de anunciar. O Pelc é muito importante, pois vai proporcionar, principalmente aos jovens, saúde, vigor e orientar para o caminho do bem”.

noticia 14 08 17 01 4

Honrada em receber os gestores de outros municípios, a prefeita Moema Gramacho agradeceu ao governador pela parceria nos projetos que têm contemplado o município. “O Pelc vai ampliar a capacidade de desenvolvimento de atividades, além de gerar empregos. Será mais uma oportunidade para nossa juventude trabalhar o corpo e a mente no horário alternativo da escola, contribuindo para nosso conceito de Cidade Educadora. Se não podemos colocar escola em tempo integral, colocamos educação em tempo integral, entendendo a educação como essa transversalidade das diversas políticas públicas”.

Após a solenidade, Moema fez uma visita à estrutura montada no CBJ, que disponibilizou equipamentos para a prática de esportes como judô, basquete, handbol e badminton, todos previstos pelo programa.

noticia 14 08 17 01 2

A Bahia terá, à sua disposição, um dos maiores projetos de desenvolvimento social, do Ministério dos Esportes, explicou o secretário Nacional de Esportes, Leandro Cruz. “Estou muito feliz em lançar esse programa no Centro Panamericano, que é um exemplo de uso e gestão da coisa pública. É um momento muito emocionante e gostaria de agradecer a maneira como foi recebido em Lauro de Freitas”.

Secretária da Setre, Olívia Santana definiu o Pelc como uma ação arrojada de esporte e lazer. “Esse programa vai dar sequência a algo importante, que é o esporte de participação popular e fator de desenvolvimento sustentável. Vai abrir oportunidades para juventude, infância e melhor idade. Se não tivermos investimento, no esporte de base, não teremos estrelas”.

Para o jovem Rian Ferreira, do bairro de Portão, “essa vai ser uma oportunidade de mostrar à juventude outra visão do mundo e melhorar a saúde, porque tem criança, que quando sai da escola, não tem outra coisa pra fazer e só sobra o caminho da violência”.

Na Bahia o programa é gerido pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte através da Superintendência dos Desportos da Bahia.


Fonte: ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: