Cidadania

SPM inicia audiências para construção do Plano Municipal de Políticas para Mulheres

noticia 14 08 17 02 1
NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Inspiradas por frases de ícones como Lélia Gonzalez, Hillary Clinton e Madonna, mulheres das localidades do centro de Lauro de Freitas, debateram, no sábado (12), temáticas relacionadas à saúde, enfrentamento à violência, educação e autonomia, na primeira das cinco audiências públicas convocadas pela Prefeitura de Lauro de Freitas, para construção do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

O debate, em torno de dez eixos, realizado na escola Municipal de Vila Praiana, vai nortear a elaboração do plano. Cada eixo vai incorporar, no máximo, seis propostas que, após o período de audiências, serão sistematizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres – SPM.

O plano terá, como base, metas e propostas que as mulheres do município entendem como prioridade para os próximos quatro anos, conforme explicou a secretária Bárbara Chaves.  “Precisamos assegurar nossos direitos como mulher e as audiências vêm para garantir que todas as mulheres do município sejam ouvidas. Contamos com o apoio da prefeita Moema Gramacho, que garantiu a permanência de uma secretaria específica para esta temática, entendendo que o atendimento às mulheres de Lauro, tem que ser prioritário. O plano, desde o início, vem sendo construído de maneira coletiva.”

As vereadoras Mirian Martinez e Luciana Tavares também participaram do encontro. As edis ressaltaram a importância das mulheres conhecerem seus direitos e se colocaram à disposição para colaborar, tanto do ponto de vista do legislativo, quanto como cidadãs.

noticia 14 08 17 02 1

Moradora do Aracuí e representante do poder público, Solange Santana ressaltou que Lauro de Freitas está em débito com as mulheres do município e acredita que com a mudança da gestão esse cenário vai mudar. “Estou emocionada de ver que esse momento é verídico em nossa cidade. Precisamos nos reerguer e nos colocar de pé”.

Acompanhando a mãe, Ednalva Souza, a jovem moradora de Itinga, Maria Luiza, de 13 anos, estava muito animada em participar do processo de construção do plano. “Me sinto muito orgulhosa em colaborar para melhorar a vida das mulheres da minha cidade”. Ednalva levou a filha por acreditar que “esse momento é apenas o início de várias conquistas que virão”.

noticia 14 08 17 02 2

A próxima audiência será realizada nesta quinta-feira (17), às 18h na Escola Municipal Constantino Vieira, em Portão.


Fonte: ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: