O super computador AIRIS tem capacidade de processamento de 800 teraflops e será inteiramente dedicado à pesquisa industrial, processando aplicações de machine learning, simulação avançada e big data.
Ocorreu hoje (24/10), no Centro Universitário Senai Cimatec, o lançamento do quinto super computador da instituição – o AIRIS. A máquina chega para incorporar o centro de super computação e computação avançada, da instituição e é um investimento da join venture Repsol Sinopec Brasil. As petrolíferas da Espanha e China, respectivamente, iniciam sua atuação no Brasil com essa parceria, para exploração petroleira e desenvolvimento científico.
Foi necessário uma reforma no centro de super computação, voltada para melhoria do sistema de refrigeração das maquinas, visto que é um ambiente de alto risco, com funcionamento diário e monitoramento 24h.
O investimento no AIRIS foi calculado em torno de 27 milhões de reais, compondo os quase 60 milhões investidos no centro de super computação. A inteligência artificial demanda uma capacidade de processamento em máquina altamente evoluída e profissionais dedicados, por esse motivo, o Senai Cimatec criou o Centro de Competência em Pesquisa Avançada e Inteligência Artificial.
O evento contou com a presença do presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, João Batista, do secretário da casa civil, representando o governo do Estado, Bruno Dalster, do CEO da Respsol Sinopec, Mariano Ferrari, do diretor de tecnologia e inovação do Senai Cimatec, Leoni Andrade. O embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia, também compôs a mesa, fez um discurso sobre a presença de empresas Espanholas no Brasil e os investimentos em pesquisa em ambos os países. Diversas outras autoridades também marcaram presença.
Por: Yasmin Thasla