Educação & Cultura

Artistas da Bahia podem se inscrever no Laboratório de Criação e Realização em Artes Cênicas do Balé Teatro Castro Alves

Escrito por NeyBarbosa

A inscrição é gratuita, voltada exclusivamente para artistas da Bahia e segue até o dia 25 de julho, domingo

O Balé Teatro Castro Alves – BTCA, em ação conjunta com a Coordenação de Dança da Diretoria das Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb, abriu, nesta segunda-feira, 19 de julho, as inscrições para o ano II do Laboratório de Criação e Realização em Artes Cênicas – LAB BTCA – Solos

Para concorrer a uma das 15 vagas, as pessoas interessadas deverão preencher formulário disponível no link https://bit.ly/LabBTCASolos, que ficará disponível nos perfis da Funceb nas redes sociais (@funceboficial) e no site www.fundacaocultural.ba.gov.br. A participação nas aulas garante certificação e oferecem a experiência de criação de um produto artístico, incluindo as dinâmicas de gestão e produção.  

Artistas iniciantes, desde que tenham mais de 18 anos e residam em território baiano, podem fazer sua inscrição. As atividades do LAB BTCA – Solos acontecerão remotamente, através da plataforma Zoom Meeting, ao longo do mês de agosto, com início dos trabalhos no dia 2, segunda-feira. As aulas serão às terças e quintas, das 17h30 às 19h. Esta ação objetiva consolidar um processo formativo de artistas empreendedores e realizadores, a partir de aulas, ensaios e mostra didática. 

Serão realizados dois encontros virtuais semanais, momento em que os artistas participantes são instruídos pelos seus bailarinos-orientadores, integrantes do corpo artístico do Teatro Castro Alves – TCA. Ao final, haverá uma mostra virtual, apresentando os resultados das atividades. Já que todas as atividades acontecerão virtualmente, é imprescindível que os artistas participantes disponham dos aparelhos necessários e de conexão com a internet. 

A equipe do BTCA e a Coordenação de Dança/DIRART da Funceb farão uma análise dos inscritos, considerando o tempo de experiência na dança e a disponibilidade para participar inteiramente do processo. O resultado será divulgado entre 29 e 30 de julho no site do BTCA e da Funceb. 

O LAB BTCA tem parceria da Coordenação de Dança da Funceb e da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/Secult), órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas culturais nos 27 territórios de identidade do Estado. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail da coordenação de Dança da Funceb (coordenacao.danca@funceb.ba.gov.br). 

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Ana Paula Bouzas e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves – TCA, vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia – SecultBA. Conta no seu repertório com mais de 90 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia – Osba. Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e Osba mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”.


Fonte: Ascom / TCA

Sobre o autor

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: