Educação & Cultura

Caminhamos na perspectiva da Educação Integral

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

O resultado da nossa rede municipal de educação de Lauro de Freitas, no último estudo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, referente ao ano de 2019, indica que os esforços e investimentos de todos nós, que atuamos na gestão, serviços de apoio e principalmente no corpo docente das nossas escolas, estão coerentes com as perspectivas nacionais do desenvolvimento da Educação Básica. Obtivemos um avanço nos anos iniciais do Ensino Fundamental, passando de índice 4.5, em 2017, para 4.9, na última avaliação. Com isso, superamos a meta estipulada para todo o Estado da Bahia no mesmo ciclo que foi de 4.7.

Um passo fundamental para a obtenção deste resultado histórico foi a unificação do currículo de Lauro de Freitas, que vinha sendo elaborado de acordo com perspectivas de cada unidade escolar. Isso nos permitiu conduzir de forma linear o desenvolvimento de ações voltadas para assegurar aos nossos estudantes o direito à educação de qualidade. Vinculado a esta ação, está o desenvolvimento e implementações de programas inovadores no sistema de educação, compreendendo atividades artísticas, esportivas e sociais, com base em nossa cultura e formação histórica.

Introduzimos as disciplinas Cultura e História Afro-brasileira e Indígena, Educação Física, Artes com Ênfase em Música e Língua Inglesa em todos as etapas da Educação Básica da rede municipal de ensino e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Na Educação em Tempo Integral, inserimos as disciplinas na área das linguagens artísticas: Artes com ênfase em Dança, Artes Cênicas e Artes Plásticas, e incluímos a ênfase na História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e na Arte com Ênfase em Música na Educação Infantil.

Ao processo ensino aprendizagem, associamos atividades esportivas e manifestações culturais. Promovemos dança, capoeira, arte circense, teatro, hip-hop e box; conduzimos nossos estudantes a espaços importantes à construção do conhecimento como teatros, feiras temáticas, setores públicos e brinquedotecas. Começamos a participar no Desfile da Emancipação, criamos o Concurso de Literatura, implementamos o Encontro Junino das Escolas Municipais e também incentivamos a formação de grêmios estudantis, uma atividade importante para despertar a capacidade de liderança e visão de gestão democrática em nossos alunos e alunas.

Com a perspectiva de conectar nossa rede à contemporaneidade, aderimos à Iniciativa BNDES Educação Conectada, que disponibiliza verbas para as unidades educacionais contratarem serviços de internet, aquisição de Recursos Educacionais Digitais – RED e promoção de formação continuada de professores. Elaboramos o Plano de Inovação e Tecnologia para a Rede Municipal, objetivando implementar uma proposta de adequação de tecnologias digitais à rede municipal de educação. Ainda, criamos nossa Plataforma de Recursos Educacionais Digitais (Plataforma Red), disponível em nosso site.

Com o objetivo de promover atividades educativas por meio do uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, de acordo com infraestrutura das unidades escolares e cultura de seus territórios educativos, criamos o Núcleo de Educomunicação. Por meio dele, promovemos oficinas aos nossos docentes com foco na relação educação e mídias digitais, realizamos três mostras do Projeto Educa 7 Minutos, exibindo curtas produzidas por nossos estudantes. Também implementamos dois Laboratórios Educomunicativos e mantemos discussões com universidades para construção do ‘Aplicativo Biel’, idealizado pelo aluno egresso da nossa rede, Marcos Gabriel.

No entanto, entendemos que não basta criarmos projetos e buscar recursos, por isso, estruturamos o Núcleo de Formação Continuada, com objetivo de promover de forma contínua iniciativas voltadas para a qualificação de educadores e educadoras da nossa rede. O núcleo também colabora para fortalecer relações com instituições de ensino superior e de fomento à qualificação profissional. Trabalhamos também para conceder às educadoras e educadores direitos assegurados por lei, como licença prêmio, enquadramento, progressão vertical e horizontal e licença para estudos.

Em meio a estas ações, construímos estratégias de fortalecimento da nossa relação com toda a comunidade escolar. Criamos ciclos de reuniões com gestores e coordenadores pedagógicos no sentido de tornar mais democrática a gestão da educação pública municipal. E desenvolvemos também atividades para dinamizar a relação com as famílias de nossos estudantes e com todo o município, a exemplo do projeto Univerão, implementação do Projeto Busca Ativa Escolar, organização e gestão do Infocentro e da Biblioteca no espaço PEC 3000, no Bairro de Itinga, promovemos cursos sobre empreendedorismo e ações de esporte e dança nas comunidades.

Enfrentamos a pandemia e atuamos na manutenção das unidades educacionais, aquisição e entrega de fardamento, livros e regulamentação de alimentação escolar. E não podemos deixar de destacar, o trabalho de excelência realizado em sala de aula por nossos professores e professoras, muitos vencedores de prêmios nacionais. Sem a competência e dedicação destes profissionais, os esforços das equipes gestoras seriam em vão, pois tudo se reflete na qualidade do ensino e na forma como o conhecimento está sendo construído nas escolas. 

Portanto, o resultado do Ideb nos mostra que somos um time forte e capaz de propor mudanças sociais. Cada gestora, gestor, educadora, educador, coordenadora, coordenador, cada servidora e cada servidor desta rede tem sua responsabilidade por nosso sucesso histórico. Sabemos que ainda temos muito o que avançar, mas compreendemos que estamos caminhando na direção certa, afinal, tudo isso se reflete na perspectiva da Educação Integral.


Vânia Galvão
Secretária Municipal de Educação de Lauro de Freitas
Dezembro de 2020.

Sobre o autor

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"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
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