Armando Correa

Desculpe, Mas Eu Errei

Uma das coisas mais comuns, em casa, e principalmente na vida profissional, é o fato de raras pessoas assumirem os erros que cometem. Sabe-se que errou, todavia o silêncio toma conta do ambiente em que se questiona o erro. Errar, como já sabemos, é parte do processo de aprendizagem. Uma vez que não nascemos com o saber, buscamos por meio de tentativa, erro e acerto o nosso desenvolvimento.

A questão central deste tipo de comportamento de fuga é o medo. Ele imobiliza o ser humano, levando-o a um estado de ansiedade e pavor, e então, as suas respostas podem ocorrer de forma silenciosa, sem nada revelar, esperando que o tempo acalme tudo, ou ainda, mentir. Entende-se que o medo é um mecanismo de defesa importante para a sobrevivência das pessoas. Mediante um evento considerado perigoso, arma-se uma estrutura psicológica, acionando o organismo através de seus hormônios, batimento cardíaco acelerado, predispondo o corpo a agir de alguma forma diferente.

Contudo, diante de circunstâncias comuns como os erros cotidianos, interpretamos e valorizamos de uma perspectiva muito maior do que a realidade dos fatos, levando-nos a acionar o esquema de defesa. Portanto, agimos defensivamente com o medo em muitas horas inadequadas. Sabe-se que desde a infância o ser humano vive um modelo de educação, via de regra, que lhe proporciona este hábito inoportuno. Pais que utilizam o medo para educar colaboram de forma consistente. É prudente conhecer o que nos retarda a evolução, e desenvolver a fé que sustenta, tal como em Salmos 56-4: “Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo”.

Quando não assumimos os erros não os modificamos, podendo inclusive, permanecer neles. Ao contrário, assumindo-os, temos maior controle sobre os nossos pensamentos e atos, mudando e evoluindo progressivamente. Desculpe, mas eu errei é acertar na forma de crescer e aumentar a maturidade necessária para uma melhor qualidade de vida e evolução pessoal e profissional.

Sobre o autor

Armando Correa de Siqueira Neto

Armando Correa de Siqueira Neto

Armando Correa de Siqueira Neto
CRP 06/69637
Psicólogo, consultor, conferencista e escritor.
Professor de Gestão de RH da Faculdade de Administração de Limeira/SP.
Professor de Pedagogia Empresarial pela Faculdade Maria Imaculada de Mogi Guaçu/SP
Mestrando em Liderança pela Unisa Business School.
e-Mail:
Colaborador do Jornal Portal de Lauro

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto:
/* ]]> */