728X90 SERASA EXPERIAN
Notícias

Dia dois… de fevereiro… é dia de festa no mar…

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Tudo o que se sabe é o que foi divulgado, através de um card

O Portal de Lauro foi visitar Buraquinho, palco do que deveria ser a maior festa religiosa pública do Candomblé, celebrada na Bahia e em outros estados, nesta data.

Constatamos que, há menos de oito dias dos festejos, nenhuma intervenção foi realizada na área, seja de melhoria, adorno, sinalização, iluminação. Tudo continua como sempre!

Dono de um dos mais belos cartões postais do município, visto que abriga o encontro do Rio Joanes com o Oceano Atlântico, onde água doce – reino de Oxum – encontra-se com a salgada – reino de Yemanjá, Buraquinho tem, se bem pensado, planejado e divulgado, uma área que comporta uma população muito maior do que a do Rio Vermelho, área que abriga a festa da rainha do mar, na capital.

Se pensarmos em acessibilidade, quem deixa o Litoral Norte, está muito mais perto de Buraquinho; se pensarmos nos bairros de Itapuã, Stella Maris, Praias do Flamengo, São Cristóvão e Mussurunga (área de grande ocupação populacional), é muito mais vantagem chegar em Buraquinho, do que ter que enfrentar os transtornos de chegar ao Rio Vermelho.

Mas, o que seria necessário para que tudo isso funcionasse?

O Portal de Lauro, em visita ao entorno, destaca que divulgação, em forma de totens e um portal, na entrada de Buraquinho, na altura do hipermercado de Portão, chamaria bastante a atenção de quem passa.

Na festa de 2019, fomos prestigiar e chegamos muito cedo, pois os comentários que ouvimos era de que o local tornava-se inacessível nas primeiras horas, o que descobrimos não acontece. chegamos, saímos, voltamos à tarde e encontramos estacionamento à vontade, sem nenhum transtorno.

Com o crescimento populacional dos arredores, as redes de supermercados ampliaram a oferta e, onde antes contava-se com apenas, um grande hipermercado, está rodeado de vários outros, tão confortáveis quanto.

O que falta, então, para valorizar-se a festa de Yemanjá de Lauro de Freitas? Por que a divulgação de uma festividade, que faz parte do calendário do município, não é distribuída entre as agências de turismo, como acontece com a festa da capital?

Confiramos alguns exemplos:

https://www.topensandoemviajar.com/2020/01/09/festa-iemanja-salvador/

http://www.saltur.salvador.ba.gov.br/index.php/festas-populares/20-festa-de-iemanja

https://www.tripadvisor.com.br/ShowTopic-g303272-i3796-k13014301-Festa_de_Iemanja_2020-Salvador_State_of_Bahia.html

Nas buscas, até Porto Seguro desponta na pesquisa:

https://www.porto-seguro-bahia.com/E20611-Festa_da_Iemanja_em_Arraial_na_Praca_Sao_Bras_e_praia_dos_Pescadores

Ficam aqui as observações da Equipe Portal de Lauro, buscando trazer para Lauro de Freitas, o brilho que ela merece, pela beleza natural que oferece.

Com a palavra, as autoridades…

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: