A laurofreitense, Yasmim Thasla, 18 anos, técnica em informática e aluna do terceiro semestre de engenharia da computação, no SENAI CIMATEC, foi selecionada para um programa de verão na Universidade de San Jose na California sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo
Envolvida com competições de robótica desde 2015, Yasmim trilha uma história de conquistas notáveis em sua área de vocação. O último campeonato que participou foi o Torneio Nacional SESI de robótica, que ocorreu no Rio de Janeiro entre os dias 14 à 17 de março de 2019. Sua equipe, TEAM HYDRA, competiu no primeiro First Tech Challenge no Brasil, modalidade que começou a ser operada pelo SESI nacional esse ano.
A conquista da segunda principal premiação do campeonato, o Think Award é acompanhada pelo protagonismo como primeira menina brasileira a operar um robô durante a competição.
Pensando grande, Yasmim se inscreveu para o programa de verão da ABC Business Academy. “São 15 dias de palestras, mentorias e visitas a gigantes da tecnologia localizados no Vale do Silício. Além disso, o programa é orientado a solução, logo, no final as equipes devem apresentar uma aplicação tecnológica envolvendo os conteúdos abordados “, explica a jovem.
A aprovação no programa veio junto com o desafio de arrecadação financeira para arcar com os custos da viagem. Dessa forma, Yasmim está buscando o apoio de empresários da capital baiana e no dia 24/04/2019 estará promovendo uma palestra beneficente sobre “Inclusão digital e geração de emprego e renda no Brasil” no auditório do SENAI CIMATEC, às 17:30h. A palestra conta com convidados como Mauro Cardim, secretário de Ciência e Tecnologia de Lauro de Freitas, Mônica Lima, ativista sobre inclusão digital para mulheres e Professor Garrido, psicólogo e escritor. “Estou extremamente feliz com a oportunidade e ciente da responsabilidade de inspirar outras meninas à despertar interesse na área de tecnologia”, destaca Yasmim.