728X90 SERASA EXPERIAN
Educação & Cultura

Estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas interagem com ‘Uma comédia nutritiva’

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

As apresentações do espetáculo da Companhia de Teatro de Risco, da capital paulista, ocorrem em cinco sessões, para mil educandos, no Cine Teatro, nesta segunda e terça-feira, dias 13 e 14

Com uma proposta de apropriação da arte para estimular a capacidade perceptiva do educando e ampliar seu campo cognitivo, a Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (Semed), por meio de sua Coordenação de Ações da Cidade Educadora e Educação ao Longo da Vida, tem formado parcerias para promoção de espetáculos teatrais. Nesta segunda e terça-feira, dias 13 e 14, os alunos da rede municipal interagem com o espetáculo ‘Uma Comédia Nutritiva’, da companhia de Teatro Risco, de São Paulo.

Trata-se de um musical educativo que, por meio do universo lúdico, discute com as crianças a importância de uma alimentação balanceada e equilibrada, bem como chama a atenção para a necessidade de proteção ao meio ambiente. A atividade é apoiada pela Lei Rouanet, com patrocínio da empresa CCR. Em articulação com a Coordenação de Educação Básica, foram selecionadas nove escolas, seguindo os critérios definidos pelo projeto, como a existência de educação integral, prioridade para o Fundamental I e escolas espacialmente um pouco mais isoladas de dinâmicas como estas.

As apresentações ocorrem em cinco sessões, no Cine Teatro, contemplando ao todo mil estudantes laurofreitenses. Na semana passada, crianças e adolescentes das escolas municipais Vila Nova, em Portão e Jacira mendes, em Itinga, interagiram com o espetáculo do ‘Circo de Só Ler – Teatro de Bonecos’. Um musical que conta a história de um menino que não sabia ler e, com a chegada de um circo bem diferente em sua cidade, ele viaja no mundo mágico da literatura infantil. A promoção foi uma parceria da Prefeitura Municipal com o governo do Estado, por meio do Fazcultura e da Bahiagás.

Uma comédia Nutritiva

No espetáculo apresentado nesta semana, com a ajuda da Nutricionista Intergaláctica, os Nutriamigos, personagens que representam os quatro grupos de alimentos – carboidratos; proteínas; gorduras; e vitaminas, fibras e sais minerais – têm a missão de divulgar a alimentação saudável para todas as crianças do mundo.

O conceito de proteção ao meio ambiente é incorporado ao projeto educativo dos Nutriamigos, que tem como proposta principal mostrar às crianças a importância do equilíbrio para a alimentação saudável. Para isso, contam com a ajuda de Nina, que tem que vencer a Gula, a vilã da história, que tentará derrotar os Nutriamigos, com seu plano arrasador: poluir a água do planeta. Mas os Nutriamigos defenderão o meio ambiente, porque sem água não tem alimento e sem alimento não há vida.

As roupas coloridas trazem adereços com os principais alimentos de cada grupo alimentar, atraindo a atenção das crianças para a função de cada um no organismo. As letras de todas as músicas têm ainda um conteúdo educativo e reforçam o aprendizado, proporcionando momentos de alegria e animação.

Escolas Contempladas com a apresentação:

Escola Municipal Mariza Ipitanga – Centro;
Escola Municipal Capiara – Areia Branca;
Escola Municipal de Quingoma – Quingoma;
Escola Municipal Príncipe da Paz – Vida Nova;
Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic) – Itinga;
Escola Municipal Vila Praiana – Vila Praiana;
Escola Municipal Lagoa dos Patos – Lagoa dos Patos;
Escola Municipal Tenente Gustavo – Areia Branca;
Escola Municipal Aurora Magalhães – Portão.


Por: Moabe Breno
Fotos: Divulgação
Fonte: Semed PLF

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: