Meio Ambiente

Lauro de Freitas – exposição fotográfica revela biodiversidade do Rio Sapato

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Imagens de espelho d’água, animais e vegetação, mostram a fotografia, como incentivo a conscientização ambiental, na exposição “Olhares Sobre o Rio Sapato”, realizada nesta sexta-feira (29), na Barraca da Gávea, em Vilas do Atlântico

A exposição faz parte de um projeto de educação ambiental, da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães – Lauro de Freitas, produzida por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Entre a premiação, alunos fizeram apresentações musicais e homenagens à pessoas, que se dedicam a preservar a natureza.

Um total de 50 fotografias, feitas pelos alunos, revela a biodiversidade do Rio Sapato, como um dos espaços ambientais de Lauro de Freitas, aptos à prática do ecoturismo.

Despertar a conscientização social, para as belezas naturais, do município, é um dos objetivos do projeto, desenvolvido pelo professor Cláudio Sampaio, na Escola Ana Lúcia.

O trabalho também está relacionado à semana da água, fonte vital para existência de todo ecossistema. É uma forma de alertamos, a população, para esse olhar de preservação, como uma responsabilidade de todos” enfatizou.

Premiação

O registro de uma ave, pousada em galhos secos, sob um céu azul, sagrou Emilly Coelho, 6º ano, como primeira colocada, da exposição. Segunda a aluna, seu olhar foi cativado pelo “contraste de cores e forma”. Caique Barbosa, 9º ano, destacou, na sua fotografia, a composição de um reflexo no espelho d’água, conquistando o segundo lugar.

Já o verde das folhas e o rosa das flores, emoldurando a curva do rio, deram a terceira posição para Laila Santos, 6º ano. Os estudantes ganharam premiação em dinheiro, além de um curso de fotografia, para a primeira colocada.

Exemplo

Homenageada com o certificado “Beija-flor, amigo da natureza”, a ex-aluna da Escola Ana Lúcia, Samara Vitória Silva, é um exemplo do papel transformador, da educação. Atualmente cursando o 2º ano em Comunicação Visual, no CEEPTIC – Lauro de Freitas, Samara desenvolveu, junto a outros estudantes, um projeto de holograma 3D, em TV, que retrata a preservação do Rio Sapato.

A minha participação, nos projetos do Ana Lucia, me motivaram nas ideias para o projeto. Sabemos que a conservação das águas é fundamental, por isso, procuramos trazer essa questão, numa linguagem futurista” destacou a aluna, ao relatar que a equipe do projeto, foi convidada para apresentar o holograma, em um evento sobre educação ambiental.

Mais homenagens

Reconhecida pelo trabalho desenvolvido, nas ações da Cidade Educadora, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e por ser defensora das causas ambientais, Idaci Ferreira também recebeu uma certificação. “Este projeto revela um olhar sensível para o Rio Sapato. Iremos levar essa exposição para vários espaços educativos do município”, destacou Idaci.

Além da coordenadora da Cidade Educadora, receberam homenagens o fotógrafo Caetano Ribas, quem ofereceu o curso de fotografia e Alberto Souza, servidor da secretaria de Serviços Públicos (Sesp).


Por: Laerte Santana – Jornalista
Foto: Edgard Copque
Fonte: ASCOM PLF

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto:
/* ]]> */