728X90 SERASA EXPERIAN
Questões Raciais

Letras imagéticas: Quingoma em Evidencia!

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

O Coletivo Quingoma participa hoje do Projeto “ Julho das Pretas” que está sendo realizado pela Escola Municipal do Quingoma.

O objetivo desse projeto é valorizar a História e a Cultura dos Povos Africanos e Indígenas a partir da interface entre a realidade nacional e local. Para contribuir com esse propósito, o Coletivo irá realizar a III Edição da Exposição Fotográfica “Quingoma: A História de um povo afrodescendente”.

A partir dos olhares imagéticos dos fotógrafos Amilton de Castro e Gustavo Busson a riqueza histórica e cultural da comunidade é retratada. As fotos foram tiradas durante a realização do roteiro de Turismo de Base Comunitária ( outra ação do Coletivo) que envolve as localidades mais importantes da comunidade como a Casa do Samba, A Reserva Thafene, a Igreja São Jose, a Feira, o Espaço Cultural de Dona Ana, etc.

Essa exposição ficará na Escola durante uma semana tendo em vista estimular nos estudantes o sentimento de pertencimento em relação a cultura quilombola e indígena.

O Coletivo Quingoma – órgão da sociedade civil organizada que reúne quilombolas, indígenas, professores e pesquisadores- atua em parceria com o grupo de pesquisa Gipres da Universidade do Estado da Bahia e já realizou nos espaços formais e não-formais de educação do Quingoma diversas ações como roteiros de Turismo Comunitário, Exposições Audiovisuais, Palestras, Oficinas, Rodas de diálogos, etc.


Da Redação

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: