O Coletivo Quingoma participa hoje do Projeto “ Julho das Pretas” que está sendo realizado pela Escola Municipal do Quingoma.
O objetivo desse projeto é valorizar a História e a Cultura dos Povos Africanos e Indígenas a partir da interface entre a realidade nacional e local. Para contribuir com esse propósito, o Coletivo irá realizar a III Edição da Exposição Fotográfica “Quingoma: A História de um povo afrodescendente”.
A partir dos olhares imagéticos dos fotógrafos Amilton de Castro e Gustavo Busson a riqueza histórica e cultural da comunidade é retratada. As fotos foram tiradas durante a realização do roteiro de Turismo de Base Comunitária ( outra ação do Coletivo) que envolve as localidades mais importantes da comunidade como a Casa do Samba, A Reserva Thafene, a Igreja São Jose, a Feira, o Espaço Cultural de Dona Ana, etc.
Essa exposição ficará na Escola durante uma semana tendo em vista estimular nos estudantes o sentimento de pertencimento em relação a cultura quilombola e indígena.
O Coletivo Quingoma – órgão da sociedade civil organizada que reúne quilombolas, indígenas, professores e pesquisadores- atua em parceria com o grupo de pesquisa Gipres da Universidade do Estado da Bahia e já realizou nos espaços formais e não-formais de educação do Quingoma diversas ações como roteiros de Turismo Comunitário, Exposições Audiovisuais, Palestras, Oficinas, Rodas de diálogos, etc.
Da Redação