Semana Lixo Zero 2021

Litoral Sul da Bahia promove Semana Lixo Zero 2021

Escrito por NeyBarbosa

Acontece, de 22 a 31 de outubro, a Semana Lixo Zero 2021, evento desenvolvido nacionalmente pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e localmente pelos embaixadores, que este ano traz em seu bojo o tema “DIGNIDADE”.

Na justificativa do tema, o ILZB destaca:

“Somos LIXO ZERO porque respeitamos tudo o que consumimos, sabemos que uma simples embalagem de plástico tem o seu valor. Quando somos capazes de enxergar esse valor, entendemos que repensar o consumo, destinar corretamente os resíduos, separando e limpando, se torna uma forma de tratá-los com DIGNIDADE, gerando oportunidades para sociedade, um ambiente livre de resíduos e renda para estimular esse tipo de atividade. A partir da correta separação e destinação dos nossos valorosos resíduos, também damos DIGNIDADE às pessoas que fazem sua renda a partir deles. Quando se trabalha com lixo se faz apenas o básico, mas quando se trabalha com reciclagem de resíduos, você se torna parte de uma enorme rede em prol da sustentabilidade.”

De acordo com a definição da Zero Waste International Alliance (ZWIA), “Lixo Zero é a conservação de todos os recursos por meio da produção, consumo, reutilização e recuperação responsável de produtos, embalagens e materiais sem queima e sem descarte para a terra, água ou ar que ameacem o meio ambiente ou a saúde humana”.

Em depoimento, Priscilla Costa, embaixadora institucional do ILZB responsável pela disseminação do conceito lixo zero na Bahia, afirma que “nunca foi tão importante falar sobre dignidade e ela tem tudo a ver com o lixo zero”. Ela destaca que, no momento em que tanto se discute na Bahia sobre a regionalização de aterros sanitários, a população precisa saber que existe outra solução que não envolva enterrar dinheiro, mas sim recuperá-lo por meio da Economia Circular. “Se pensarmos que, com o Sistema Lixo Zero, podemos gerar até 6x mais empregos, economizar recursos públicos e viver uma cultura de consumo consciente, daremos o devido valor aos agentes socioambientais que, diuturnamente, dedicam suas vidas a cuidar dos resíduos que nós geramos. Isso, sim, é dignidade”, relata Priscilla.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA LIXO ZERO 2021 NO LITORAL SUL DA BAHIA

Este ano, a SLZ, como carinhosamente é chamada dentro do movimento lixo zero, está sendo considerada o maior evento lixo zero do mundo e os embaixadores de Una, Itabuna, Ilhéus e Canavieiras se uniram para realizar uma programação a nível regional. Algumas atividades serão presenciais, mas, seguindo a tendência mundial, os coletivos lixo zero do Litoral Sul da Bahia oferecerão, também, atividades híbridas (presenciais com transmissão ao vivo) e virtuais, com destaques para:

– Webinário “Cidades Sustentáveis e Novas Economias”;

– Webinário “Lixo Zero como diferencial competitivo nos negócios”;

– Live Show Lixo Zero com artistas e influenciadores de vários lugares do Brasil;

– Encontro Nacional de Catadores, uma parceria com a Associação Nacional de Catadores.

Todas as atividades híbridas e virtuais da região serão transmitidas pelo canal da Lixo Zero TV no Youtube.

A programação completa de cada cidade e as respectivas inscrições estarão disponíveis, a partir de hoje, nas redes sociais @unalixozero e @itabunalixozero.

Para mais informações sobre a Semana Lixo Zero 2021 do Litoral Sul da Bahia, acesse https://linktr.ee/unalixozero

#Sustentabilidade #urgenciaclimatica #emergenciaclimatica #mudancasclimaticas #pandemia #ODS #analfabetismoambiental #portaldelauro #semanalixozero #semanalixozero2021 #slz2021 #institutolixozerobrasil #ilzbrasil #ilzb2021 #ilzbinspira #ilzb

Sobre o autor

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: