728X90 SERASA EXPERIAN
Educação & Cultura

Live e seminário digital promovidos pela Semed discutem Emancipação de Lauro de Freitas

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Como parte das atividades em comemoração ao processo de emancipação de Lauro de Freitas, a Secretaria Municipal de Educação – Semed, promove. às 19 horas desta quinta-feira, dia 30, a Live da Emancipação, em sua conta no Instagram (@Semedlf). Já na sexta-feira, dia 31, a partir das 18 horas, será realizado o seminário ‘Emancipação, processos pedagógicos e formação cidadã’, por meio da plataforma de encontros Meet, e transmitido ao vivo por meio do Facebook (https://www.facebook.com/educalauro).

Desde 2018, a Semed celebra a emancipação com desfile cívico no Centro da cidade e com um concurso de literatura, com temáticas específicas. Mas neste ano de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, a secretaria organizou atividades no ambiente digital.

O primeiro convidado da live será o professor Gildásio Freitas, que falará sobre “Os processos históricos da Emancipação’. Historiador e escritor, Prof. Gildásio desenvolveu, ao longo de sua carreira acadêmica, pesquisas sobre especificidades sociais, políticas, econômicas e identitárias do município. Em seguida, o diretor do Departamento de Inclusão e Diversidade na Escola, da Coordenação de Educação Básica da Semed, Eriosvaldo Menezes, irá discutir sobre a importância pedagógica do Desfile da Emancipação e Concurso Literário. Menezes atua com processos de descolonização do conhecimento, com foco em questões étnicas.

Seminário

O seminário “Emancipação, processos pedagógicos e formação cidadã” é idealizado pelo Departamento de Inclusão e Diversidade na Escola. Os convidados são o professor doutor Carlos Eduardo Carvalho de Santana, gestor da Escola Municipal Malê Debalê, em Salvador, que irá abordar questões históricas do processo de emancipação e sua relação com a educação básica. Em seguida, a gestora da Escola Municipal Eurides Sant’Anna, Ana Rita Pires e o vice gestor do Centro Educacional Olavina Calazans, Alisson Jefferson da Silva Ferreira, irão falar das experiências das unidades nas atividades da emancipação.

A mediação do seminário será realizada pela historiadora Aline Santos, que integra o Departamento de Inclusão e Diversidade na Escola. O evento é voltado para educadoras, educadores, gestoras e gestores da rede municipal de ensino. Às 17h50 será disponibilizado link da sala de encontro para o seminário, no grupo de Gestores da Semed no WhatsApp. Aqueles que não conseguirem entrar na sala poderão acompanhar o evento pela Fanpage da secretaria.

Ainda, na sexta-feira dia 31, será disponibilizado o álbum Cidade Empoderada na página da secretaria no Facebook, com imagens produzidas pelo fotografo e sociólogo Amilton Castro. Neste mesmo dia, será compartilhado por WhatsApp, o vídeo História Itinerante: 58 anos de Emancipação de Lauro de Freitas, com imagens representativas do processo de transformação da cidade, produzido pelo jornalista Márcio Wesley, produtor da imagem que ilustra esta matéria.


Fonte: Ascom Semed

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: