A Mostra CineCidades inaugura uma nova camada do Rolé Carioca: uma investigação sobre as narrativas audiovisuais que versam sobre a cidade do Rio de Janeiro.
Em sua primeira edição, realizada a partir da lei Aldir Blanc, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, traz uma série de documentários, entre curtas e longas, realizados neste século, apresentando um retrato plural e contemporâneo do Rio de Janeiro.
A aposta é na diversidade, através do olhar de uma safra de novos diretores, alguns com vasta experiência e outros no seu primeiro filme.
Durante 3 semanas, a partir de 09 de março, serão apresentadas dez sessões virtuais onde estarão presentes temas diversos como: cultura, religiosidade, política, memória e identidade no Rio de Janeiro. Além da exibição dos documentários online, o CineCidades promove debates com os diretores e pessoas da equipe dos filmes, esmiuçando o processo de realização e o seu conteúdo.
A mostra é uma realização da Toca o Barco Produções, Rolé Carioca e Estúdio M’Baraká, com curadoria de Emílio Domingos e faz parte do calendário de estreia do nono ano do Rolé Carioca – projeto que trata da memória, história e identidade carioca desde 2013, e que, por sua metodologia e abrangência, foi vencedor do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do Iphan em 2019.
A playlist dos debates do CineCidades pode ser conferida no Canal do Rolé Carioca, no Youtube:
Os filmes da primeira semana estão disponíveis até hoje (15/03) no link:
A semana 2 será exibida entre 16 e 22/03 e a semana 3, entre 23 e 28/03, com link ainda ser disponibilizado pelos produtores.