Ney Barbosa

WebMaster, responsável por toda a parte de organização do conteúdo, do visual e de gerenciamento do Portal de Lauro

“Um povo sem memória é um povo sem história”

Esta frase define a importância que tem o Portal de Lauro.

O fato de não ser filho da terra não me faz menos responsável, ao contrário, me dá (e à minha equipe), o privilégio de poder resgatar, em forma de textos, fotos, áudio e, sempre que possível, em vídeo, a história de um município que teve seu nascimento paralelo ao Descobrimento do Brasil.

Em 1549, aqui chegou uma expedição, chefiada por Tomé de Souza (homem de confiança do Rei de Portugal, D. João III) e com ela o então Almoxarife Garcia D’Ávila.

Em 1552, como reconhecimento pelo seu empenho na construção da cidade, Garcia D’Ávila recebeu de Tomé de Souza, na época primeiro Governador Geral, 22 léguas (132 km2), de terras no litoral norte da cidade.

Resgatar suas raízes é trazer à tona um pouco da história, desconhecida por muitos, do “Descobrimento do Brasil” e seus desdobramentos.

Fazer parte de um projeto desse porte é uma honra; ser um dos idealizadores, um prazer “imensurável”.

Não sou, não somos historiadores, nem conhecedores profundos das verdades sobre a história de Santo Amaro de Ipitanga – hoje Lauro de Freitas – nem muito menos temos a pretensão de atingir quem quer que seja. Temos, apenas, consciência da nossa obrigação para com a educação e preservação da história de um povo, que viu suas riquezas e belezas naturais serem dizimadas com a chegada do “progresso” e que não teve a oportunidade de registrar, historicamente por exemplo, memórias das ruas onde viveu a sua infância.


Ney Barbosa
webmaster@portaldelauro.com.br
(71) 98715-7264

%d blogueiros gostam disto:
/* ]]> */