Emprego & Renda

O Coletivo Quingoma vence importante edital da SDR/Car

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Saiu o resultado do edital da Companha de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que selecionou projetos socioambientais para Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade.

Nos diferentes Territórios de Identidade da Bahia, serão investidos mais de R$ 22.500.000,00 (vinte e dois milhões e quinhentos mil reais), em projetos apresentados por associações agrícolas e/ou de comunidades tradicionais, localizados em unidades de conservação. O teto máximo de investimento, por projeto, será na ordem de 300 mil reais. Na região Metropolitana de Salvador foram selecionados cinco projetos, sendo que um deles envolve o Quilombo do Quingoma, em Lauro de Freitas.

Trata-se do Projeto “ECOLOGIA DOS SABERES”, que foi aprovado com uma excelente pontuação, numa rigorosa seleção que envolveu cinco etapas. O projeto será realizado pela Associação Agrícola Novo Horizonte, em parceria com o Coletivo Quingoma e o Gipres – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Representações e Sustentabilidade da Universidade do Estado da Bahia – Uneb. O objetivo Geral do Programa é a realização de ações integradas de fomento a conservação e uso sustentável da biodiversidade do Território Quilombola Afro-indígena Quingoma. Dessa forma, inclui processos de ensino-aprendizagem no território, a partir da valorização da história e cultura locais, preservação do meio ambiente e geração de renda por meio de uma economia solidária.

Para atender esses objetivos, o projeto prevê o fortalecimento da Feira do Quilombo e dos Quintais Produtivos, bem como a realização de cursos de Turismo de Base Comunitária, Agroecologia, Bioconstrução e a construção, na comunidade, de um espaço multi-uso, que inclui uma eco-cozinha sustentável, museu comunitário, refeitório e uma loja cultural. O projeto está orçado no valor de 300 mil reais. A maior captação de recursos para projetos educacionais da História de Lauro de Freitas.

Estas ações irão contribuir com a preservação do meio ambiente, geração de renda, inclusão social e protagonismo comunitário. Além de qualificar a comunidade para realizar sistematicamente o roteiro de Turismo Comunitário (uma vez por mês), bem como a criação dos Quintais Produtivos, estimulando a produção e comercialização dos produtos e artefatos locais.

Com a consolidação do Turismo de Base Comunitária, a expectativa é levar para o Quilombo do Quingoma, ao longo de 12 meses, um público externo de mil e duzentos turistas (sem contabilizar o número de moradores da própria cidade que já participam das atividades do projeto), movimentando desta forma o fluxo de pessoas na Feira de Agricultura Familiar – que acontece todos os sábados na comunidade – e no novo espaço multiuso. Inicialmente estima-se que estas ações irão beneficiar, de forma direta, 200 moradores da comunidade e, de forma indireta, a médio e longo prazo, 3 mil moradores. Portanto, por meio da produção agrícola e do Turismo de Base Comunitária, o Programa irá projetar Lauro de Freitas para mundo!

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto:
/* ]]> */