“Foi preciso um filho de uma doméstica se sentar na cadeira da presidência da República, para que hoje os filhos do nosso país pudessem ter acesso à universidade e às escolas técnicas federais. É este o nosso foco, políticas efetivas educacionais, com esporte e cultura para todos”, destacou a prefeita Moema Gramacho, durante Audiência Pública do Programa Corra pro Abraço, realizada na Câmara de Lauro de Freitas na tarde desta quinta-feira (10), com a participação de representantes do judiciário, legislativo e integrantes do projeto.
A prefeita anunciou que em 2018 o campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), estará em funcionamento. A unidade localizada em Itinga, foi captada para Lauro de Freitas, ainda no segundo mandato de Moema e abandonada pela gestão municipal entre os anos de 2013 e 2016. “Vocês devem ocupar os espaços, e, para isso, contem conosco. A nossa política é transversal e feita com a participação de todos”, disse.
Empoderados e cheios de criatividade, a galera mandou recado do “Não às Drogas” e “Não à Violência”, usando a música como ferramenta de interação e alcance. “Estamos lutando para que o lugar onde vivemos seja pacífico, essa mudança começa em nós mesmos”, relatou Moiséis Silva, 21 anos. Assim como ele, mais 60 jovens de 15 a 29 anos, integram o Corra, que atua com sede no bairro de Itinga.
Durante três dias na semana, eles se reúnem para participar das formações em Arte e Educação e Sociopolítica. “Estes jovens foram localizados pela nossa equipe de triagem, em situação de vulnerabilidade socia,l com uso de drogas ou evasão escolar. As atividades têm o objetivo de multiplicar o conhecimento aos moradores do bairro onde os jovens vivem”, explica a coordenadora do Corra, em Lauro de Freitas, Luisa Saad.
Desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS), o programa faz parte das ações do Pacto Pela Vida. Em Lauro de Freitas, o Corra atua em parceria com a Base Comunitária de Itinga, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).”Nós precisamos estender esse programa a outros bairros. Os números mostram os resultados positivos onde o Corra esta em atividade”, avaliou a presidente da Câmara, Naide Brito.
“As aulas abordam temas ligados à redução de danos, racismo, drogas. Eles também são inseridos em programas da rede de atenção psicossocial e recebem uma bolsa para se manter no programa”, completa Luisa. Ainda, de acordo com ela, “a ideia do Corra é colaborar, promovendo a cidadania e ajudando esses jovens a acessarem esses serviços e direitos que muitas vezes eles nem sabem que existem.” finalizou.
A partir de dezembro, novas turmas serão formadas. As aulas acontecem sempre no turno oposto a escola regular. A sede do Corra para o Abraço, em Lauro de Freitas, está localizada na Avenida São Cristóvão, 266, Itinga. A audiência pública foi a primeira atividade do mês dedicado à Juventude. Outras iniciativas serão realizadas até o dia 31, quando uma a Iª Feira da Juventude vai ocupar o Largo do Caranguejo, em Itinga, com oferta de serviços.