Questões Raciais

Secretaria de Lauro de Freitas faz homenagem às mulheres, no mês de comemoração ao dia delas

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Carolina de Jesus inspirou outras escritoras negras, assim como sua história e trajetória inspira, até hoje, todas as mulheres brasileiras.

A Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial SEPHADIR, através da Superintendência de Políticas de Promoção de Igualdade Racial SUPPIR, parabeniza todas as mulheres, na figura da escritora Carolina Maria de Jesus.

Negra, nascida na periferia de Minas Gerais, Carolina de Jesus garantia a própria sobrevivência e a dos três filhos. Morou na favela Canindé, em São Paulo; trabalhou como catadora de papéis e serviços domésticos.

Em 1958, conseguiu publicar sua obra “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, auxiliada pelo jornalista Audálio Dantas. A obra vendeu 1 milhão de cópias e foi publicada em mais de 40 países.

No dia 25 de fevereiro de 2021, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concedeu à Carolina o título de Doutora Honoris, que reconhece personalidades com destaque na sociedade, por suas virtudes e atitudes, independentemente da instrução educacional.

“Que Deus ilumine os brancos para que os pretos sejam felizes” (Maria de Jesus, 13 de maio de 1958, p. 30). Foto: Editora Malê

Carolina de Jesus inspirou outras escritoras negras, assim como sua história e trajetória inspira, até hoje, todas as mulheres brasileiras.

Esta foi a razão da promoção desta homenagem, à força e à inteligência das inúmeras “Carolinas”, do dia a dia de Lauro de Freitas.

Foi publicada através das redes sociais do CMPPIR, no período de 08/03 a 14/03. Confira nos links:

https://facebook.com/cmppir.laurodefreitas

https://www.instagram.com/cmppir

Contato: cmppir.lf@gmail.com

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: