728X90 SERASA EXPERIAN
Agenda Cultural

Ser Negro é Ser Livre

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

O Cesol Lauro de Freitas propôs a realização de três rodas de conversa sobre “ O ser negro é ser livre”, numa sociedade com base escravocrata como o Brasil

O papel de toda sociedade é conscientizar-se que as relações escravocratas, que fundaram essa sociedade, não devem mais existir, devem ser extintas da sociedade. Só conseguiremos isso com consciência coletiva!

Assim, uma roda de conversa é uma metodologia da sociedade civil organizada, que propõe debates sobre temas diversos, de forma que exista troca de conhecimento entre os presentes. Essas trocas viabilizam reflexões, que podem favorecer a uma mudança de pensamento sobre determinado tema.

Para o encontro de hoje, o Cesol convidou coletivos de economia solidária, que trazem em sua trajetória toda a ancestralidade negra, com consciência dos desafios do presente e futuro.

Mulheres negras na Economia Solidaria é o tema do último encontro que apresenta duas integrantes do Cesol, para mostrar a trajetória de mulheres negras na sociedade, a partir de suas vivências.

Representante: Rosa Maria Bomfim que também é articuladora territorial do Fórum de Cultura do Estado da Bahia, graduada em Serviço Social, atua em projetos sociais de preservação e manifestações de cultura popular. Militante da cultura viva e da valorização dos Mestres e Mestras de Saberes. Foi da equipe de organização do Festival de Cultura e e Arte de Camaçari, é membro do Laboratórios de Ideias Criativas – Labic e é técnica em Guia de Turismo.

Representante: Raquel Maia, graduanda em Serviço Social – Ativista e mobilizadora social. Conselheira atuante no conselhos municipais de Saúde , da Mulher e Igualdade Racial, também conselheira suplente do Conselho Tutelar de Lauro de Freitas . Idealizadora do NAC – Núcleo de Apoio a Comunidades, que atualmente age nas comunidades e associações em conjunto com agentes multiplicadores , movimentos e outras organizações voluntárias. Através da Articulação de Mulheres Negras de Lauro de Freitas integra a Rede de Mulheres Negras da Bahia.

O QUE: Roda de Conversa: Ser Negro é Ser Livre

ONDE: Parque Shopping Bahia – Entrada Principal, Lauro de Freitas

QUANDO: sexta, 20/11, 14h

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: