Entretenimento

Vem aí a II edição do Ecoturismo de Quingoma

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Depois do sucesso da I Edição, será realizado, dia 13 de abril, no Quilombo de Quingoma, a II edição do Ecoturismo

Os objetivos primordiais do Projeto é valorizar as manifestações culturais locais, preservar o meio ambiente e gerar renda para a comunidade.

O Roteiro Turístico contempla os espaços de maior valor histórico, cultural e ambiental do território e sua construção é um desdobramento da pesquisa de Mestrado intitulada “Vozes do Quingoma” de autoria de Tássio S. Cardoso e orientada pelo Dr. Natanael Bomfim (UNEB).

Realizada pela Universidade Estadual da Bahia, a pesquisa contou com efetiva participação das lideranças locais e professores, que atuam na região.

Na programação estão previstas a realização de diversas atividades que serão conduzidas pelos indígenas, das etnias Kariri-Xoco; Fulni-ô e Tupinambá, bem como os quilombolas e professores.

Os visitantes terão a oportunidade de aprender e vivenciar ricos aspectos da cultura indígena e quilombola, como o samba de roda, o tore e a contação de histórias. Além disso, haverá a prática da meditação e danças circulares, exposições de livros, trilhas, roda de diálogos, dinâmicas lúdico-reflexivas,almoço quilombola, mostra fotográfica e um sarau lítero musical de temática negra.

De acordo com Kim Peeters, Antropóloga Belga, da University College/Sociale Hogeschool UCLL ( Programme on Internacional Cooperation North-South) que participou da I Edição do Projeto, conhecer o Kingoma, por meio do Ecoturismo, foi uma experiência incrível, pois possibilitou pensar a identidade brasileira, a partir dos conhecimentos e vivências dos indígenas e quilombolas.

Já a professora universitária, do curso de pedagogia, da Universidade Mauricio de Nassau, Saionara Bomfim, afirmou que foi muito significativo aprender sobre as práticas e saberes locais e que pretende criar mais atividades pedagógicas, para levar todo esse conhecimento aos seus alunos.

Essa é uma iniciativa do Coletivo “Kingoma”, em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade ( GIPRES), da Universidade do Estado da Bahia.

Maiores informações:

(71)81592912 – Rejane Pereira
(71)987017643- Tássio Revelat


Da Redação
Por Rejane Pereira – Quilombola
Fotos: Divulgação

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto:
/* ]]> */