Negócios

Vem aí a Maratona Territórios do Brasil

Escrito por NeyBarbosa

Nunca participou de uma maratona online? Não se preocupe, porque separamos aqui as principais informações para que ninguém perca essa oportunidade de aprender, trocar experiências, tirar projetos do papel e ainda receber prêmios

Mais de 800 participantes já garantiram a vaga na Maratona Territórios do Brasil, que vai reunir estudantes do ensino médio e técnico, universitários, profissionais do mercado e a comunidade, para aplicar tecnologias e melhorar a qualidade de vida no espaço onde vivem. É um evento de inovação online e gratuito que vai aumentar a conexão entre instituições de ensino e as demandas econômicas, através da ciência e da tecnologia, para transformar o turismo e a produção rural das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 20 de maio pelo site https://territoriosdobrasil.com.br/. A inscrição é para quem deseja resolver um desafio ou para mentores que queiram auxiliar as equipes durante o evento. A maratona acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio. Clique aqui para conferir o regulamento.

Esse evento faz parte das ações de continuidade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começadas em outubro de 2020, e traz uma grande novidade para mobilizar as comunidades de forma lúdica em cumprimento às diretrizes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para a realização das atividades de Popularização e Divulgação da Ciência e Tecnologia.

Para o professor do IF Baiano – Campus Uruçuca – e um dos coordenadores de eventos de popularização da Ciência e Tecnologia do Norte e Nordeste, Ivan Pereira, a Maratona é uma forma de fortalecer os territórios, espaços econômicos e socialmente construídos, dotados de recursos naturais, que precisam estar no centro das atenções de estudantes e profissionais, para o desenvolvimento dessas regiões. “A Maratona Territórios do Brasil se destaca nesse sentido, pois vai possibilitar a participação da população, dando voz e vez, por meio de uma metodologia inovadora, que vai possibilitar a construção de um território mais justo, com menos desigualdades”. Ivan Pereira ainda acredita que os efeitos da Maratona vão além, multiplicando ações de popularização dos territórios e aumentando o interesse das pessoas em contribuir e desenvolver ideias focadas em torná-las um negócio capaz de transformar o Norte e Nordeste do Brasil.

Neste vídeo você acessa as principais informações sobre o que é necessário para participar da Maratona Territórios do Brasil. Além de boas ideias, disposição e vontade de aprender, estudantes, mentores e padrinhos precisam de internet, computador ou celular e pronto! Todo o processo é gratuito e os participantes receberão orientações a cada passo da Maratona.

PERGUNTAS FREQUENTES:

O que é a Maratona Territórios do Brasil?

Um evento de inovação online e gratuito, que vai buscar soluções criativas e de impacto para ajudar a desenvolver os territórios das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Os participantes da maratona vão se reunir durante três dias em uma plataforma online e nesse tempo deverão trazer ideias, soluções e buscar resolver os desafios da maratona.

Quem está organizando a Maratona Territórios do Brasil?

A realização é da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal Baiano. Conta com organização da Semana Territorial de Ciência e Tecnologia Norte e Nordeste (STCT), IF Campus Guanambi, Neagros e Movimento Cacau Chocolate Cultura. Este evento está sendo realizado com recursos oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A operação é da Panic Lobster, startup especializada na gestão de hackathons e eventos de inovação online, que vai inclusive, premiar os melhores projetos.

Quais são os desafios da maratona?

A maratona apresenta três desafios e cada time deverá escolher apenas um para resolver:

Turismo Comunitário: Soluções para o turismo de base comunitária que facilitem a inclusão de comunidades produtivas e valorize a cultura, flora, além de inspirar novos negócios e serviços.

Conexão Agro: Soluções para o escoamento e comercialização de produtos da agricultura familiar e tecnologias que potencializam o contato entre produtor e consumidor, aumentem as vendas, diminuam custos e auxiliem no gerenciamento interno.

Bioeconomia: Valorizar as riquezas dos biomas, dos bioprodutos e do potencial das matérias primas das comunidades produtivas. Soluções para energias renováveis, reuso de água, saneamento, entre outros que ajudam a melhorar a vida das comunidades.

Quem pode participar?

Todos que quiserem colaborar: Alunos e professores do ensino médio, escolas técnicas, universitários e profissionais do mercado. Não precisa ter experiência, caso você nunca tenha participado de uma maratona de inovação, pode ficar tranquilo(a) pois a organização vai te auxiliar.

Como vai funcionar a maratona?

Os interessados se inscrevem de forma individual e antes de começar a maratona receberão acesso a uma plataforma online onde o evento vai acontecer. Dentro da plataforma, os participantes irão conhecer outros inscritos para que possam formar equipes de no máximo 6 integrantes.

Uma semana antes de começar a maratona os participantes irão acompanhar lives ao vivo sobre os temas dos desafios, para que possam conhecer um pouco mais sobre cada tema e decidir qual desafio deseja resolver.

Durante o final de semana que a maratona irá acontecer, as equipes irão acompanhar lives de conteúdos e deverão fazer entregas de atividades. A todo momento os times serão acompanhados por mentores, que irão auxiliar no desenvolvimento das soluções.

Ao final do evento, todas as equipes deverão entregar uma apresentação do projeto criado.

Como vou acessar a plataforma do evento?

Uma semana antes da maratona começar, os inscritos receberão no email um convite para acessar a plataforma Discord, que é a plataforma onde a maratona vai acontecer. Serão enviadas todas as orientações por e-mail, explicando o passo a passo para que você acesse a plataforma pelo celular ou pelo computador.

Como serão formados os times?

Todos os interessados em participar deverão fazer a inscrição de forma individual, independente de já ter um time fechado ou não. Quando você receber acesso a plataforma do evento, irá conhecer outros participantes para formar seu time. Os times precisam ter no mínimo 3 e no máximo 6 integrantes.

Tem premiação nesta maratona?

O objetivo da maratona não é encontrar vencedores, mas unir pessoas para desenvolver soluções de impacto que podem trazer mudanças e benefícios aos territórios. São vários benefícios para quem participa de uma maratona como essa e, a maior premiação, é o aprendizado que você vai ter. Mas como toda maratona tem uma premiação, essa não será diferente. As sete melhores ideias irão receber valores em dinheiro, que serão divididos entre todos integrantes do time. Os três primeiros lugares também terão vaga garantida no programa de aceleração StartupBa do Sebrae Bahia, onde durante três meses poderão desenvolver seus projetos pós maratona e transformá-los em um negócio pronto para o mercado. O primeiro lugar também irá receber uma cesta com produtos da Fazenda Santa Ana e Chocolate Morbeck. Além disso, tem certificado de participação para todos que participarem.

Qual o cronograma do evento?

até 21/05/21: Inscrição de participantes e mentores

17/05/21 a 19/05/21: Lives dos Desafios

18/05/21 a 21/05/21: Montagem dos times

21/05/21 a 23/05/21: Maratona de Inovação Online

24/05/21 a 30/05/21: Avaliação dos Projetos e Votação Jurados

01/06/21: Resultado dos vencedores em uma live

O que precisa para participar da Maratona Online?

Ter acesso a internet. Você pode estar na sua casa, na sua escola, na casa do vizinho, ou onde desejar. Como é tudo online, você pode estar em qualquer lugar, acompanhando a maratona pelo celular ou pelo computador.

Quanto tempo terei que dedicar a maratona?

A programação da maratona começa na sexta-feira às 19h do dia 21 de maio. Neste dia, seu time já deverá desenvolver uma atividade. No sábado, a programação acontece durante todo o dia com live de conteúdo e atividades práticas. Domingo é o dia destinado para a elaboração do seu protótipo e ao final do dia, o prazo final para entrega do seu projeto. É intenso, é corrido, mas é uma experiência transformadora.

Qual será meu papel dentro do time?

Ajudar da forma que você puder! Deixe claro quais são seus conhecimentos, como você pode colaborar, sem vergonha de dizer que não sabe e está ali para aprender. Essa maratona é para quem tem vontade de aprender, compartilhar e quer colaborar em criar soluções que possam ajudar as comunidades. Não tenha medo, se joga!

Como deverá ser a entrega final da minha ideia?

O time deverá fazer uma apresentação de slides com áudio, explicando qual é o problema que está resolvendo e como funciona a solução criada. Essa apresentação, chamada de “pitch”, será gravada dentro da plataforma do evento. Não é vídeo, é somente slides e voz. O time também deverá entregar um protótipo do projeto, que pode ser um desenho de telas, uma maquete, uma simulação, algo que mostre como funcionaria a solução que foi criada. Não será exigido o código da solução desenvolvida, mas que você consiga ilustrar, mostrar como aquilo funcionaria. Durante a maratona será explicado sobre isso. Essa apresentação para os jurados não será ao vivo. Os times deverão fazer as entregas e os jurados irão analisar após a maratona.

Quais serão os critérios de avaliação dos projetos?

Serão avaliados a viabilidade da ideia, criatividade e inovação, o impacto que ela gera, o real valor que a sua solução tem para a sociedade e, por último, a apresentação em si.

O que eu vou ganhar participando dessa maratona?

Conexões, muito aprendizado, transformação e olhar empreendedor. Você vai aprender a tirar ideias do papel, desenvolver soluções reais para problemas reais, vai ver que é possível, com as ferramentas que tem em mãos, criar projetos para mudar a sua casa, a sua instituição e a sua comunidade. Você vai se conectar e fazer amigos com pessoas de todo Brasil e tem a oportunidade de participar dessa grande troca de experiências. Não pense no prêmio, o que mais importa no final da maratona é a jornada que você percorreu.

Inscrições: https://territoriosdobrasil.com.br

Instagram: @territoriosdobrasil

Sobre o autor

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: