728X90 SERASA EXPERIAN
Vida Nova Em Foco

Vida Nova Em Foco # Itinga

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Itinga

Localizado em uma região que delimita a fronteira entre Salvador e Lauro de Freitas, município ao qual, oficialmente pertence, é um bairro que nasceu do investimento em loteamentos populares e conjuntos habitacionais, atraindo muita gente de bairros populares da capital e, na década de 70, foi oficialmente fundado. A partir daí, vem construindo, aos poucos, sua própria identidade.

CURIOSIDADES

O Largo do Caranguejo, em Itinga, recebeu este nome, porque existia um senhor que saía do Nordeste de Amaralina para vender caranguejo, naquele lugar que, como antigamente, até os tempos atuais, é o ponto de referência do bairro, um marco, com uma praça utilizada para eventos.

Nos meados da década de 70, a ponte feita de ferro, que servia para os moradores atravessarem o rio, foi substituída por uma ponte de madeira, o que possibi8litava a passagem de jipe ou kombi, que levavam as pessoas até as suas moradias.

Nesse período, os moradores perceberam a necessidade de criar um comércio local, para maior conforto, ou seja, deixar de se locomover até o bairro de São Cristóvão e começar a viver daquilo que a terra produzia.

Nos anos 80, ruas foram asfaltadas, surgiram os ônibus fazendo a linha para o centro da cidade de Salvador e transportes para Lauro de Freitas, facilitaram e contribuíram e muito, para o desenvolvimento comercial do bairro, que hoje conta com uma infraestrutura com tendências a evoluir, cada vez mais.

Como consequência da evolução da cidade, vemos a exploração demográfica e empresarial, acontecendo de forma frenética, em áreas até pouco tempo, praticamente desenvolvidas, aumentando a “fúria” imobiliária da cidade, crescendo assustadoramente para todos os lados, fazendo desaparecer os últimos espaços ainda restantes da Mata Atlântica e áreas remanescentes de “comunidades quilombolas”


Foto: Bahia no Ar

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: