voyeurweb

hot twink scene so he dropped his trousers and man was i taken back.xvideos clothed glam lez tasted.
Vida Nova Em Foco

Vida Nova Em Foco # Quingoma

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Quingoma

Antiga zona de engenho do Recôncavo Baiano, localizada a 3 km de Lauro de Freitas, com uma média de 3.500 moradores em busca do resgate de suas raízes. São remanescentes de quilombos e foram reconhecidos, como tal, pelo Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares – FCP.

Quingoma é uma etnia africana, que migrou para a Bahia, em um número pequeno de pessoas e pessoas essas, que trabalhavam como escravos nas fazendas e engenhos da Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, antigo nome do município de Lauro de Freitas, na produção de cana de açúcar, nos séculos XVII e XIX.

Como toda comunidade carente, seus quilombolas enfrentam problemas de infraestrutura que, espera-se, sejam minimizados após o seu reconhecimento como quilombo, pois, a partir dele, Quingoma se tornará mais visível ao poder público. Pelo menos, é o que se espera.

A subsistência das famílias, é à base da agricultura familiar e o excedente, é vendido na feira do próprio quilombo, além da comercialização de inúmeros produtos como sabonetes à base de ervas, hortaliças, frutas, produtos derivados do mel de abelha e artesanato local.

Lá também vivem, há 12 anos, os indígenas Kariri Xocó, em parte das terras transformadas em reserva. Eles recebem estudantes, em datas agendadas.

A tradição dos moradores do quilombo é mantida através da oralidade e eles vivem em busca do resgate da sua cultura. Lá existe casa de farinha, terreiros de Candomblé e uma pequena capela que tem, como padroeiro, São José, protetor da família, e, apesar de todas as dificuldades que eles enfrentam, são um povo alegre e que se orgulham da sua cultura e união. Cultura essa, manifestada através do Samba de Roda renascer de Quingoma, que vem ganhando força e adesão dos próprios moradores, assim como a admiração das pessoas que visitam esta comunidade de cultura tão expressiva e rica.

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto:
/* ]]> */ superlatively good cfnm movie scenes.pawgirls