voyeurweb

hot twink scene so he dropped his trousers and man was i taken back.xvideos clothed glam lez tasted.
Vida Nova Em Foco

Vida Nova Em Foco # Vida Nova

NeyBarbosa
Escrito por NeyBarbosa

Vida Nova

Nosso objetivo é publicar informações com imparcialidade e ética, contribuindo para a evolução sociocultural do nosso bairro e do município de Lauro de Freitas.

Índios e quilombolas ali viviam, numa “fazenda urbana”, em crescimento desordenado, sob disputa territorial de centenas de pessoas, hoje, Vida Nova/Caji, é uma localidade cujo nome, aposta num futuro melhor.

Na antiga Fazenda Caji, forjou-se a ocupação a partir de conjuntos habitacionais, que foram brotando em meio aos lares das famílias tradicionais do campo. Neste movimento, o loteamento Vida Nova, foi se transformando em bairro.

Há pelo menos, 20 anos, o estado começou a definir os loteamentos e a construir os conjuntos habitacionais, destinados aos servidores públicos, vindos da capital. Era um “perto” que ao mesmo tempo estava “longe”. “Mas os moradores visavam algo melhor e, daí, o nome dado por eles, ao conjunto”, conta Cleide Conceição Rezende, no bairro, há 11 anos. Não há registro nas redes sociais, mas, conversando com alguns moradores, antigos, houve relatos de que estava acontecendo a pavimentação, quando, na década de 90, ocorreu um deslizamento de terra, em São Gonçalo do Retiro, em Salvador, e a Conder remanejou as famílias vitimadas.

O êxodo, por assim dizer, dentro da própria Região Metropolitana de Salvador – RMS, provocou um crescimento, acelerado, de Vida Nova.

Tabaréus, servidores públicos, indígenas, remanescentes de quilombos, “lutam” por suas presenças, na antiga fazenda, fazendo valer as suas origens, as suas raízes.

Vida nova ainda vive, não diferente de outros espaços urbanos, conflitos fundiários. Em 2003, pelo menos 104 famílias reivindicavam moradia. As invasões seguiram em 2006, com ações do Movimento dos Sem Teto – MSTS. No início de 2008, 255 famílias chegaram a ocupar o conjunto habitacional Quintas do Alto do Caji. Saíram para dar lugar às pessoas cadastradas nos programas habitacionais, da Companhia de Desenvolvimento Urbano do estado da Bahia – Conder.

O bairro cresceu e dispõe de escolas, comércio, transporte…, mas, muita coisa ainda precisa ser melhorada, principalmente no quesito “paz”. Em contrapartida, há muita coisa boa e personagens interessantes e dignos de serem conhecidos.

Hoje, são cerca de 20 mil habitantes em todo o bairro. Centenas deles, sobretudo jovens, prestam sua força de trabalho às fábricas, que mudaram o cenário de Vida Nova, no início deste século.

Conta com, aproximadamente, 217 ruas, sendo um dos bairros mais povoados do município de Lauro de Freitas.

ESTRUTURA COMERCIAL DO BAIRRO:

Existem, aproximadamente, 59 estabelecimentos comerciais, de serviços, industriais, dentre outros.


Foto: Jornal a Tarde

Sobre o autor

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto:
/* ]]> */ superlatively good cfnm movie scenes.pawgirls