Educação & Cultura

Virada cultural, na Escola de Teatro, comemora os 100 anos de nascimento de Martim Gonçalves

Ray Casales
Escrito por Ray Casales

Evento contará com 24 horas, ininterruptas, de apresentações em homenagem ao diretor 

No dia em que o diretor teatral, Martim Gonçalves, completaria 100 anos, a Escola de Teatro da Ufba – Etufba, realizará uma virada cultura,l com 24 horas sem parar, de apresentações para celebrar a data. O evento começará às 23h59 da próxima sexta-feira (14) e terminará às 23h59 do sábado (15). A entrada é gratuita. 

As performances acontecerão em vários locais da Escola de Teatro, como no palco do Teatro Martim Gonçalves, no foyer, jardins e estacionamento, além da sala 10 do Casarão do Canela, *única sala em atividade em razão das obras de ampliação da Escola de Teatro. 

Essas apresentações foram selecionadas pela comissão organizadora do evento, após inscrições abertas a toda a comunidade da Escola de Teatro da Ufba, e serão oficialmente apresentadas no dia 7 de setembro.

Como surgiu a ideia

A iniciativa de celebrar o centenário de Martim Gonçalves, partiu de um grupo de professores do Departamento de Técnicas do Espetáculo da Escola de Teatro da Ufba,  Cristiane Barreto, Deolinda Vilhena, Gil Vicente Tavares, João Sanches e Luciana Liège. 

A proposta recebeu apoio da Escola de Teatro, mais precisamente do seu diretor, Cláudio Cajaíba, que levou, para a Congregação, a decisão de oficializar o evento. A partir disso, reuniram-se professores, estudantes, técnicos-administrativos e terceirizados da comunidade da Etufba que, colocando a vontade de festejar a data com a intensidade necessária, conseguiram montar o evento. 

Outras atividades

Além das apresentações, ocorrerão outras atividades durante a virada, como um brechó permanente, com o objetivo de arrecadar fundos para serem divididos, em forma de ajuda de custo, entre os alunos e técnicos envolvidos nos dias do evento.  

Comércio liberado

A coordenação do evento abrirá espaço para pessoas que queiram vender doces, salgados, mingaus e outros quitutes, além de bebidas (não alcóolicas) durante a realização do encontro. Os interessados podem obter mais informações pelo e-Mail viradacentenario2019@gmail.com.

Quem foi Martim Gonçalves

Nascido em Recife, Martim Gonçalves construiu uma carreira firme em São Paulo e Rio de Janeiro, além de ser o fundador da 1ª Escola de Teatro no país, ligada à uma instituição de nível superior, a Universidade Federal da Bahia- Ufba.

Diretor, crítico, cenógrafo, figurinista, professor, produtor e tradutor de obras da dramaturgia mundial, foi contemporâneo de grandes artistas como Ariano Suassuna, Hermilo Borba Filho e João Cabral de Melo Neto. 

Nos seus 30 anos de carreira, viajou para 22 países de todos os continentes, conhecendo profissionais de diversas áreas (Economia, Administração, Antropologia, Educação, Psicologia, Política), sempre submetendo seus estudos ao “raciocínio ficcional”, acreditando na potência única que o Teatro tem, de revelar-nos sobre a essência do nosso mundo.

Serviço

O que é: Virada Cultural – #barracoBACO – A Virada de EROS
Quando: Das 23h59 do dia 13 setembro (sexta-feira) às 23h59 do dia 14 de setembro (sábado)
Onde:  Escola de Teatro da Ufba – Rua Araújo Pinho, 27 – Canela
Como participar: Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)


Por: Ícaro Lima
Imagem: Divulgação

Sobre o autor

Ray Casales

Ray Casales

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto:
/* ]]> */