Agetran divulga rotas alternativas para a Maratona do fim de semana – CGNotícias

A realização da quinta edição da Maratona de Campo Grande provocará a interdição parcial de ruas e avenidas de Campo Grande neste fim de semana, no sábado (4) das 5h às 7h, especialmente na região da Av. Ricardo Brandão, e no domingo (5) das 4h às 11h, em vários pontos da cidade. As vias serão imediatamente abertas após a passagem do último participante, o que pode ocorrer antes do horário previsto. A logística do evento envolve o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), da Polícia Militar, da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do Corpo de Bombeiros Militar.

No sábado, será realizada a prova de 5 km, com largada às 6h, no Comper Itanhangá. No domingo, saindo da Av. Dr. Fadel Tajher Iunes e chegando no Comper, às 5h largam as provas de 21 km e 42 km, e às 5h30 os 10 km e também a milha, exclusiva para competidores da etapa do Campeonato Brasileiro de Atletismo. Segundo a organizadora da prova, Kassilene Cardadeiro, serão 400 pessoas mobilizadas como staffs do evento, em conjunto com 26 equipes dos órgãos parceiros, somando mais de 450 pessoas trabalhando para coordenar as interdições e garantir a segurança do evento. “Nossa preocupação é impactar o menos possível a população, sabemos que grandes eventos trazem esse impacto do fechamento de vias, mas a gente está divulgando as rotas alternativas e queremos garantir segurança aos atletas e ordem no trânsito, para não travar a cidade”.

“A Agetran vai atuar na Maratona de Campo Grande de forma integrada com os outros órgãos de trânsito com o intuito de trazer segurança durante a prova e dar fluidez ao trânsito. Estaremos com nossas equipes operacionais nos pontos considerados mais críticos, junto aos staffs, dando orientação a todos que precisam chegar aos seus destinos e possibilitando a travessia quando for seguro. Esperamos que quem precisar sair de casa nesses horários se atente para as rotas alternativas e se programe com antecedência”, afirma Alexandre Pinho, gerente de fiscalização de trânsito da Agetran.

“O Detran vai auxiliar na interdição de vias e também garantindo segurança aos competidores, além da equipe de motociclistas que vão atuar como batedores dos atletas. Teremos equipes trabalhando previamente desde sexta-feira, antecipando as interdições e o reordenamento de fluxo necessário, tudo para tentar causar o menor transtorno possível para a população e fazer com que o evento aconteça de uma forma bem tranquila”, completa Marcelo de Almeida, agente de trânsito do Detran-MS.

Segundo o tenente-coronel Wellington Klimpel, a Polícia Militar de MS vai trabalhar com policiamento ostensivo na largada e chegada, bem como no apoio aos staffs em algumas interdições viárias. “Nós vamos estar fazendo a interdição de diversos pontos no percurso, visando garantir a fluidez do trânsito, a segurança dos motoristas e principalmente dos atletas que vão estar participando da prova”, finaliza o inspetor Alexandre Pedroso, subcomandante da GCM. Todas as informações sobre os percursos das provas estão disponíveis no site: https://maratonadecampogrande.com.br

ROTAS ALTERNATIVAS

Confira as rotas alternativas sugeridas pela Agetran e pela organização da Maratona de Campo Grande durante o período de interdições:

Vias alternativas para quem sai do Centro: Rua 15 de Novembro, Rua 7 de Setembro, Av. Ceará e Rua 13 de Maio.

Para quem vai sentido Centro: Av. Eduardo Elias Zahran, Av. Ceará, Rua Rui Barbosa.

Para quem sai do Chácara Cachoeira/Parque dos Poderes: Av. Ceará, Av. Afonso Pena, Av. Eduardo Elias Zahran.

Acesso livre ao Parque dos Poderes via Av. do Poeta e Av. Desembargador José Leão Neto. Alternativas para Av. Fadel Tajher Iunes: Av. Hiroshima e Av. Afonso Pena.

Terá acesso livre com contrafluxo em uma das pistas. Alternativas: Rua Ceará, vias do Bairro Chácara Cachoeira e Parque dos Poderes.

  • Via Park (Rua Prof. Luís Alexandre de Oliveira)

Alternativa: Rua Antônio Maria Coelho.

Alternativas: Av. Ceará, que estará 100% liberada, Rua Nova Era/Rua Ambrosina (corredor controlado para acesso a prédios e estacionamento), Joaquim Murtinho sentido bairro/Centro (corredor controlado).

  • Av. Fernando Corrêa da Costa

Alternativas: Av. Calógeras, Rua 13 de Maio e Rua Rui Barbosa (corredores).

Alternativa: Av. Ernesto Geisel sentido Centro/bairro.

Alternativas para acessar o Centro (corredores controlados): Av. Calógeras, Rua 13 de Maio e Rua Rui Barbosa.

Alternativas para atravessar a Av. Ernesto Geisel: Av. Afonso Pena, Rua 26 de Agosto, Rua Dom Aquino, Rua Maracaju e Rua Antônio Maria Coelho (corredores controlados).

  • Av. Noroeste (Orla Morena)

Alternativas para atravessar a Av. Noroeste: Av. Júlio de Castilho e Rua Antônio Maria Coelho (corredores controlados).

Acesso ao aeroporto 100% garantido com contrafluxo na via sentido aeroporto > Centro (acesso vias Júlio de Castilho e Capibaribe).

Alternativas para atravessar a Duque de Caxias: Av. Presidente Vargas (corredor controlado) e Av. Murilo Rolim Júnior (em frente ao aeroporto).

Corredores de acesso

  • Para atravessar a Av. Fernando Corrêa da Costa e acessar o Centro da cidade: Rua Rui Barbosa, Rua 13 de Maio, Rua 14 de Julho, Av. Ernesto Geisel.
  • Para Rua Ricardo Brandão e Chácara Cachoeira: Av. Ceará, Rua Jeribá/Av. Arquiteto Rubens Gil de Camilo.
  • Corredores com passagem controlada: Rua Dona Ambrosina e Rua José Antônio.
  • O acesso ao Comper Itanhangá (arena da prova) será via Rua Joaquim Murtinho > Rua Hiltrudes Fantini Pereira (antiga Rua Itaquiraí) (acesso lateral).
  • A Rua Joaquim Murtinho vai permitir somente acesso local, considerando que o cruzamento com a Av. Ricardo Brandão e o acesso à Rua Bahia estarão interditados.

ACESSO HOSPITAIS

  • Hospital da Unimed e Cassems: Acesso pela Av. Mato Grosso e pela Rua Antônio Maria Coelho (acesso local).
  • Santa Casa e Hospital do Coração: Travessia pela Rui Barbosa, Rua Bahia e Rua 14 de Julho.
  • Hospital do Exército: Acesso local pela Av. Duque de Caxias.

ESTACIONAMENTOS NA ÁREA DA PROVA

  • Comper Itanhangá: acesso pela Rua Joaquim Murtinho > Rua Hiltrudes Fantini Pereira (antiga Rua Itaquiraí).
  • Universidade Anhanguera: acesso pela Rua Ceará sentido Centro/bairro. Saída pedestre pela Rua Nova Era, próxima ao evento.

AVISO: Em alguns aplicativos, a Av. Dr. Fadel Tajher Iunes, local de largada da prova no domingo, aparece com o nome de Avenida Desembargador Rui Garcia Dias. Informamos que se trata de um erro e que, segundo a Agetran, o nome da via não passou por alteração recente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *