Biólogas do Saae/Sorocaba falam para universitários sobre saneamento básico e educação ambiental – Agência de Notícias



8 de setembro de 2025

15:27

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

Fotos: Saae/Sorocaba

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), por meio da equipe de Educação Ambiental, levou, na última semana, uma palestra sobre a importância atuação de biólogos no saneamento básico, bem como, os programas “Água Viva” e “Revivágua”, para os estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista (Unip – Sorocaba).

A palestra foi alusiva ao Dia do Biólogo, comemorado no dia 3 de setembro, e teve como objetivo difundir as experiências e conhecimentos de profissionais da área que atuam na autarquia, sobre o meio ambiente e os tratamentos de água e de esgoto.

“Além de abastecer os sorocabanos com água de excelente qualidade e tratar o esgoto gerado, estamos dispostos a compartilhar os nossos conhecimentos em universidades ou abrir as portas de nossas instalações à comunidade interessada”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Glauco Fogaça.

Na noite da terça-feira (2), a palestra foi ministrada pelas biólogas Aline Ricioli Machado e Clélia de Barros. Aline explanou sobre sua atuação na autarquia, como coordenadora do licenciamento ambiental e educação ambiental, bem como detalhou aos alunos como é realizada a solicitação da autorização ambiental para intervenções necessárias pelo Saae/Sorocaba, a geração dos Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental junto aos órgãos ambientais responsáveis, os trâmites para idealizar os plantios para atender o reflorestamento de áreas degradadas e as atividades que exerce relacionadas a Educação Ambiental e Implantação do Viveiro de produção de mudas nativas do Saae/Sorocaba.

Já a bióloga Clélia falou sobre sua carreira de 30 anos na companhia, atuando como líder de equipe atualmente em duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), e explicou sobre a importância da despoluição do rio Sorocaba, com a implantação da ETE-S1, inaugurada em 2005 como pioneira na cidade, além das demais ETEs e Estações de Tratamento de Água (ETAs) que o SAAE/Sorocaba possui. Enfatizou o trabalho de equipe, de laboratório e dos funcionários que estão 24 horas comprometidos a melhor atender a população de Sorocaba.

“Agradecemos à equipe de Educação Ambiental do Saae que, presente nosso Campus Sorocaba, abrilhantou com compartilhamento e conhecimento as atividades preparadas aos nossos universitários atendidos. O nosso muito obrigado por essa parceria tão significativa”, agradeceu a coordenadora do curso de Ciencias Biológicas da Unip, Dra. Lucimar Barbosa.

 

Contatos para agendamento

O Saae/Sorocaba mantém ainda o programa “Água Viva”, pelo qual entidades e escolas podem conhecer como opera a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado e como a água potável chega até as casas. Por sua vez, o “Revivágua” oferece visita monitorada à maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a ETE-S1. Os participantes aprendem sobre o processo de tratamento do esgoto gerado na cidade, além da despoluição do Rio Sorocaba. O tratamento dos efluentes é fator fundamental na preservação da natureza e no incentivo às práticas diárias individuais e comunitárias de respeito às questões ambientais.

Escolas, entidades, empresas e demais instituições interessadas podem solicitar as atividades de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba, pelo e-mail: edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br. É recomendado informar a quantidade prevista de público, a faixa etária, o tipo de ação, assim como as opções de datas e horários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *