Coordenadoria LGBT e curso de Medicina da Unipê vão realizar oficinas voltadas para saúde

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e o curso de Medicina da Unipê, através da disciplina Itinerário Extensionista, firmaram uma parceria que vai beneficiar a população LGBTQIAPNb+ em João Pessoa. A iniciativa, voltada para práticas de promoção, prevenção e cuidado em saúde, deve começar no primeiro período letivo de 2026.

O Projeto de Extensão foi discutido em reunião com o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Geraldo Filho, e com a professora da disciplina Itinerário Extensionista, Aline Kely. A intenção é que sejam feitas várias oficinas dentro dos movimentos sociais organizados e que os estudantes do curso também conheçam mais sobre a realidade e especificidades de saúde das pessoas LGBTQIAPNb+.

“É importante essa parceria com as faculdades de João Pessoa para que a gente consiga levar, através da academia, esses conhecimentos para os alunos e alunas e também para a própria sociedade. Nesse caso específico é uma parceria que será realizada com os movimentos sociais para que a gente realize oficinas de capacitação, junto com os movimentos sociais, para os alunos e alunas do curso de Medicina”, afirmou Geraldo Filho.

A parceria contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população LGBTQIAPNb+, oferecendo informações, atendimentos e ações educativas que valorizam a diversidade, combatam o preconceito e promovam a inclusão social.

“Além disso, o projeto possibilita que os estudantes de Medicina vivenciem, na prática, os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com uma formação humanizada, ética e voltada às reais necessidades da população”, explicou a professora Aline Kely.

Dessa forma, a extensão universitária se consolida como um espaço de troca: a comunidade recebe atenção em saúde baseada no cuidado integral e no respeito às diferenças, enquanto os futuros médicos ampliam sua formação acadêmica e pessoal, desenvolvendo competências para atuarem em uma sociedade plural e mais justa.

Até o final do ano, outros encontros acontecerão para que sejam definidos os pontos onde o projeto será realizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *