Empreendedorismo para surdos é tema de seminário – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O evento reuniu integrantes da comunidade surda, especialistas e alunos e ex-alunos dos cursos Libras da Prefeitura – Divulgação

Em celebração antecipada ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD) realizou, nesta segunda-feira (8/9), o 8º Seminário Setembro Azul – Empreendedorismo gerando impacto no movimento Surdo, no Arquivo Nacional, no Centro. A coordenadora da Central Carioca de Libras, Vanessa Neves, abriu o evento, que reuniu integrantes da comunidade surda, especialistas e alunos e ex-alunos dos cursos Libras da Prefeitura. Um dos temas, “Empreendedorismo Surdo”, mostrou experiências e trajetórias no universo empreendedor, com reflexões sobre os desafios e as oportunidades de quem empreende sendo surdo no Brasil.

Fernanda Mendonça apresentou o painel “Como Começar a Empreender”. Ela falou dos primeiros passos para transformar ideias em negócios reais, mostrando caminhos acessíveis e estratégias para iniciar um negócio.

– A oportunidade, a paixão e a necessidade são as molas que incentivam os empreendedores. Todo empreendedor deve ser criativo, administrador para planejar um modelo de negócio e ter técnica de execução.

O tema “Finanças Pessoais” trouxe à tona um assunto fundamental para qualquer empreendedor. André Deoduca, do Sebrae RJ, mostrou como organizar as finanças pessoais e profissionais, destacando a importância do planejamento financeiro para alcançar estabilidade e crescimento.

– Sem lucro, o negócio não é saudável.

O surdo e empreendedor, Gabriel Marcolino, do Movimento Hands, apresentou as estratégias de venda da sua marca, que visa alcançar surdos ou não.

André Bernardes encerrou o evento com o tema “Marketing para Empreendedores”, explicando a importância das ferramentas e estratégias que ajudam pequenos negócios a se tornarem mais competitivos e visíveis no mercado.

A coordenadora dos setes Centro Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência, Danielle Favatto, e representantes das gerências de qualidade de vida e de Trabalho e Renda também marcaram presença.

Marcações: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência empreendedorismo Prefeitura do Rio Seminário Setembro Azul Surdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *