João Pessoa é destaque nacional e recebe capacitação inédita do Programa Criança Feliz

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), deu início, nesta segunda-feira (8), à capacitação dos visitadores e coordenadores do Programa Primeira Infância no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), também conhecido como Programa ‘Criança Feliz’. O evento, que acontece até a próxima sexta-feira (12), segue a jornada de capacitações profissionais do programa Capacita SUAS-JP.

João Pessoa é uma das seis cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para experimentar e avaliar uma nova metodologia desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP), voltada ao fortalecimento das ações na primeira infância.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Capital, Diego Tavares, participou da abertura e destacou a importância do trabalho dos visitadores. “Vocês são quem bate à porta das famílias, quem leva acolhimento e cuidado. Representam a Prefeitura de João Pessoa e são peças fundamentais para o crescimento e o futuro da nossa cidade. Cuidar das nossas crianças é a certeza de um amanhã melhor”, ressaltou.

A formação está sendo realizada na Faculdade da Paraíba (FPB), no bairro Tambiá, e soma 40 horas de atividades, reunindo profissionais que atuam diretamente nas visitas domiciliares às famílias atendidas pelo programa. “São apenas seis cidades no Brasil recebendo essa capacitação. É uma honra trazer essa metodologia construída pela USP, com muitas novidades e espaço para ouvir as experiências dos profissionais. É um trabalho conjunto, que estamos construindo e aperfeiçoando”, destacou Leônidas Sousa, representante do MDS.

Alexandra Brentani, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP e diretora do Centro de Desenvolvimento Infantil da instituição, é uma das profissionais que vai conduzir a formação. Ela explicou que a semana será dedicada à compreensão e prática da nova metodologia. “Vamos trabalhar desde os conceitos sobre desenvolvimento infantil até as mudanças no processo de visitas, com atividades práticas, uso de aplicativo, dramatizações e bastante diálogo. A ideia é que cada profissional saia daqui mais preparado para atuar”, afirmou.

A capacitação reúne profissionais de João Pessoa e da rede estadual, fortalecendo parcerias e reafirmando o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o desenvolvimento integral das crianças e o apoio às famílias.

Para Verônica Potter, uma das coordenadoras do serviço em João Pessoa, o momento representa avanço e valorização da equipe. “Estamos em destaque nacional, recebendo uma equipe de excelência para nos preparar para o reordenamento do Programa Primeira Infância no SUAS. Essa é uma etapa inicial, mas essencial para as mudanças que virão”, disse.

Gerlane dos Santos, que atua como visitadora do Programa Criança Feliz há quatro anos, também reforçou a importância da qualificação. “A capacitação está sendo um meio de nós visitadores aprendermos como lidar melhor com as crianças de baixa renda e para elas terem um desenvolvimento lá na frente. Esse é um momento muito esperado por nós, visitadores, pois será uma experiência única de aprendizado”, comentou.

Capacita SUAS-JP – O Programa Municipal de Capacitação dos Profissionais do Sistema Único de Assistência Social de João Pessoa (Capacita SUAS-JP) tem o objetivo de garantir a oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS para a implementação das ações dos planos estratégicos e operacionais, com foco na melhoria do atendimento à população em situação de vulnerabilidade social.

O Capacita SUAS-JP contempla ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em João Pessoa, o SUAS é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *