moradores e turistas são orientados na temporada – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Meio Ambiente realizou uma série de ações de educação ambiental em diferentes pontos de Ubatuba, com foco na orientação de moradores, visitantes e trabalhadores da temporada de verão. As atividades ocorreram em praias, trilhas, cachoeiras e áreas de circulação turística.

O trabalho foi conduzido por equipe técnica formada por profissionais da área ambiental, com atuação em campo e produção de materiais informativos. As ações tiveram como objetivo incentivar práticas relacionadas ao descarte correto de resíduos, respeito às áreas naturais e redução de impactos nos ecossistemas costeiros.

Entre as frentes desenvolvidas estiveram abordagens educativas diretas ao público, com orientação verbal, distribuição de materiais e uso de QR Code direcionando para conteúdo digital com recomendações ambientais. As atividades contaram com tenda de educação ambiental, banners informativos e materiais visuais utilizados como apoio às conversas com os frequentadores.

Também foram realizadas campanhas visuais em áreas naturais, com instalação de materiais educativos em praias, trilhas e cachoeiras, abordando temas como descarte de lixo, redução de plásticos descartáveis, proteção da fauna e flora, respeito às áreas de preservação e uso consciente de recursos.

Outra frente de atuação envolveu ações na entrada da cidade, na região da serra, com orientação a visitantes sobre condutas ambientais durante a estadia. A equipe utilizou materiais educativos e itens com QR Code para ampliar o alcance das informações.

“Integrando o calendário de ações, recebemos, no dia 24, o Projeto Verão no Clima – iniciativa resultante de um convênio do município com o Estado, que orienta sobre a importância do descarte correto de resíduos, incentivar práticas sustentáveis e reduzir os impactos ambientais provocados pelo aumento do fluxo de pessoas durante o período de verão”, explicou a servidora Caroline Vilela.

As ações de todo o calendário ocorreram de forma descentralizada, em locais como Praia do Perequê-Açu, Praia Grande, Tenório, Toninhas, Cachoeira do Prumirim, Cachoeira do Ipiranguinha, Trilha das Sete Praias e área do Caisão de Ubatuba, entre outros pontos monitorados ao longo do mês. Também foram realizados monitoramentos em ecopontos e produção de mudas.

“O conjunto das atividades integra o plano de educação ambiental voltado ao período de temporada, com foco na orientação preventiva e na circulação de informações relacionadas à conservação ambiental no município”, concluiu Caroline.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *