Ponte Hercílio Luz terá operação especial de trânsito para o Carnaval 2026

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa a programação especial de trânsito na Ponte Hercílio Luz durante o período de Carnaval 2026. As medidas foram definidas para melhorar a mobilidade urbana na Grande Florianópolis em um dos momentos de maior fluxo do ano, que reúne grande número de turistas, além dos desfiles das escolas de samba e dos tradicionais blocos carnavalescos.

A principal mudança é que a estrutura permanecerá aberta ao trânsito de veículos de forma contínua entre sexta-feira (13/02) e domingo (15/02), até as 6h da manhã, ampliando a capacidade de deslocamento entre Ilha e Continente durante os dias de maior movimentação.

Programação

Sexta-feira – 13/02
A ponte permanece aberta à circulação de veículos durante todo o dia e também no período noturno.

Sábado – 14/02
Aberta ao tráfego de veículos durante todo o dia. A partir das 17h, será implantado corredor exclusivo para ônibus, táxis e veículos de aplicativo credenciados pela Prefeitura, com as duas pistas operando no sentido Continente → Ilha. À meia-noite (00h), a operação especial será encerrada, com retorno ao fluxo normal nos dois sentidos. A ponte seguirá aberta até 6h da manhã de domingo.

Domingo – 15/02
A partir das 6h, a ponte será fechada para o tráfego de veículos.

Segunda-feira – 16/02
A ponte será reaberta às 6h da manhã para veículos, permanecendo aberta ao longo da semana.

A operação especial leva em conta o aumento expressivo de circulação de pessoas e veículos durante o Carnaval, especialmente nos dias de desfile das escolas de samba e de realização de blocos de rua, quando há maior concentração de deslocamentos entre o Centro de Florianópolis e o Continente.

A SIE orienta que motoristas fiquem atentos à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito, programem seus deslocamentos com antecedência e, sempre que possível, utilizem o transporte coletivo ou serviços compartilhados para reduzir o volume de veículos nas áreas de maior concentração de público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *