Segurança Pública de SC vai instalar câmeras de reconhecimento facial em local com histórico de crimes em Biguaçu

Fotos: Divulgação/SSP

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), a Prefeitura de Biguaçu e uma empresa de tecnologia vai promover a instalação de quatro câmeras de monitoramento, com captação térmica e reconhecimento facial, em uma localidade do município marcada pelo histórico de delitos e tentativas de crimes sexuais.

Trata-se de uma passagem de pedestres sob a ponte que cruza o rio Biguaçu, às margens da BR-101, no acesso ao bairro Saudade. No dia 3 de setembro, por volta das 19h, uma adolescente de 16 anos que atravessava a rodovia pela passarela inferior à ponte foi vítima de estupro. Cerca de um mês antes, outra vítima havia sido atacada na mesma passagem, além de outras tentativas já registradas no local.

Ao tomar conhecimento dos fatos, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, lamentou profundamente os crimes ocorridos no município. Ele destacou que a violência contra a mulher está entre os desafios mais graves a serem enfrentados pelo sistema de segurança pública e pela sociedade de forma geral. O coronel Graff ressaltou ainda que a SSP-SC, as forças de segurança e diversos órgãos estaduais estão ainda mais engajados no enfrentamento a esses crimes, a partir do recém-lançado Plano Estadual de Combate à Violência contra as Mulheres.

“Quando uma jovem que caminha tranquilamente por uma via pública é atacada de forma brutal por um covarde, todos nós perdemos enquanto sociedade. A instalação de câmeras no local do crime não resolve o que aconteceu, mas é uma forma de coibir novos ataques, já que se trata de uma passagem bastante utilizada por pedestres. Paralelamente, nossas forças de segurança seguirão atuantes e, à medida que avançam as investigações, esperamos que muito em breve esse agressor pague pelos seus crimes na Justiça”, afirmou.

Instalação terá início imediato

O diretor de Tecnologia e Inovação da SSP-SC, Everton Wiezbicki, esteve na tarde desta terça-feira, 9, com o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, e o vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza, para vistoriar o local e discutir os detalhes da instalação dos equipamentos. Segundo Wiezbicki, serão instaladas quatro câmeras de monitoramento no entorno da passagem, garantindo ampla cobertura em ambas as margens da rodovia.

Uma das câmeras terá o recurso de captação térmica, para monitorar de forma eficiente a área de mata ao lado da passagem, onde ocorreu o último crime. Qualquer movimentação dentro do perímetro estabelecido provocará o alerta no sistema, que será avaliado e, se necessário, averiguado por uma guarnição. O projeto também prevê a instalação de uma câmera com inteligência artificial para reconhecimento facial. Esse equipamento realiza a leitura de imagens faciais em tempo real e cruza os dados automaticamente com os bancos da Segurança Pública. Caso haja alguma restrição, o sistema emite o alerta para a central de monitoramento.

Projeto de Reconhecimento Facial

O Governo de Santa Catarina vem desenvolvendo mecanismos para coibir crimes, e uma das principais ferramentas tecnológicas é o Projeto de Reconhecimento Facial (ProRef). O governador Jorginho Mello autorizou o investimento de R$ 40 milhões para atender, inicialmente, os 60 municípios catarinenses com mais de 26,5 mil habitantes. Esses municípios concentram 76% da população do Estado e registraram 73% dos homicídios ocorridos em 2024.

Nesta primeira fase de implantação, serão instaladas 1.000 câmeras com inteligência artificial para reconhecimento facial nesses municípios, incluindo Biguaçu. Posteriormente, o sistema contará com a construção de 10 grandes centros de processamento em todo o Estado, equipados com servidores de alta capacidade e softwares capazes de suportar sistemas ativos, como o Bem-Te-Vi. O objetivo é expandir a iniciativa para todo o território catarinense.

Rafael Cardoso
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *