Ubatuba deve ficar agitada na semana do Carnaval. Diante da programação das festividades e do aumento do fluxo de pessoas na cidade no período, na última quinta-feira, 05, a Secretaria de Assistência Social realizou uma reunião com representantes da Secretaria de Segurança Pública, do CREAS, do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para alinhar estratégias de atuação conjunta durante o período, que vai de 13 a 17 de fevereiro.
A mobilização integra a campanha do governo federal “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”, voltada ao enfrentamento de violações de direitos nesse período de grande circulação de pessoas. A ação aborda situações como violência sexual, maus-tratos, negligência, exploração sexual e trabalho infantil, além da venda e do fornecimento de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, práticas previstas como crime na legislação brasileira.
Durante a reunião, foi organizada a atuação da rede de proteção e do suporte às equipes envolvidas no atendimento de ocorrências relacionadas a crianças e adolescentes. Além dos órgãos competentes, é importante lembrar que a população também pode – e deve- fazer a sua parte, registrando denúncias por meio do Disque 100 e, ainda, acionar o Conselho Tutelar pelo telefone 3832-4186.
“Nossas equipes estarão de plantão, mas o olhar atento de cada cidadão é fundamental para identificar e denunciar qualquer situação de vulnerabilidade ou violação de direitos, principalmente, das crianças e adolescentes”, afirmou a Secretária de Assistência Social, Silvia Issa.