Programação gratuita reúne palestra, painéis e atividades interativas sobre planejamento territorial, monitoramento, Planos de Contingência, contenção de cheias e gestão de riscos – Foto: SDC/SC
Como preparar os municípios para enfrentar eventos extremos, antecipar ameaças e organizar a resposta a desastres? Essas questões orientam a participação da Defesa Civil de Santa Catarina no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac 2026), de 3 a 5 de novembro, no Expocentro, em Balneário Camboriú. A programação gratuita inclui palestras, painéis técnicos, capacitação e momentos de perguntas e respostas na Arena Defesa Civil SC, além da palestra do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC), Cel. BM Fabiano de Souza, no palco principal do congresso.
Conduzidas por profissionais da Defesa Civil estadual e especialistas convidados, as atividades vão compartilhar conhecimentos e orientações para apoiar gestores e equipes municipais nas diferentes etapas da gestão de riscos e desastres. Os temas incluem prevenção, monitoramento e alerta, planejamento territorial, Planos de Contingência, contenção de cheias, decretação de Situação de Emergência e assistência humanitária.
Para o secretário Fabiano de Souza, o preparo dos municípios depende da integração entre as equipes e da aplicação do conhecimento técnico no planejamento local. “Precisamos preparar os municípios antes que os desastres aconteçam. Isso envolve conhecer os riscos de cada território, acompanhar as informações de monitoramento, estruturar Planos de Contingência e definir como cada órgão deve atuar em uma emergência. A troca de conhecimento com as equipes municipais é fundamental para qualificar esse trabalho e ampliar a proteção da população”, destaca.
Educação, comunicação e preparação municipal
A programação começa na terça-feira, 3 de novembro, na Arena Defesa Civil SC. Das 13h30 às 14h30, a gerente de Educação e Pesquisa e coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), Regina Panceri, apresenta “Educomunicação e percepção de risco: o Programa Defesa Civil na Escola”. A atividade abordará a contribuição da educação para ampliar a percepção de risco e preparar a comunidade para agir diante de situações adversas.
Das 14h30 às 15h30, o gerente Territorial e Urbano com Resiliência, Matheus Klein Flach, conduz “Preparação municipal frente a eventos extremos: ações preventivas e planejamento territorial”. A apresentação destaca a importância de considerar as características e vulnerabilidades de cada território na definição de medidas preventivas e no planejamento das cidades.
Na sequência, das 15h30 às 16h30, a jornalista e assessora de comunicação da Defesa Civil de Santa Catarina, Grasiele Aguiar, e Regina Panceri apresentam “Comunicação de risco: a tradução da informação técnica para a população”. O encontro discutirá como transformar dados e informações técnicas em mensagens claras, acessíveis e úteis, contribuindo para que a população compreenda as ameaças e saiba como agir diante de orientações oficiais.
Capacitação, prevenção e gestão de emergências
Na quarta-feira, 4 de novembro, a programação na Arena Defesa Civil SC começa às 9h, com “Plataforma de capacitação da Defesa Civil SC – Cursos Moodle”, apresentada por Caroline Margarida, gerente de Capacitação e Ensino. A atividade apresentará a plataforma como ferramenta de apoio à qualificação dos profissionais que atuam na proteção e defesa civil.
Das 10h às 10h30, no palco principal da Comac, o secretário Fabiano de Souza apresenta a palestra “Prevenção como resposta”. O tema reforça a importância de antecipar cenários de risco, preparar as estruturas públicas e organizar ações antes que os eventos adversos atinjam as comunidades.
De volta à Arena Defesa Civil SC, às 13h, o gerente de Produtos Perigosos, Davi Augusto Silveira dos Santos Lima, apresenta “Prevenção e resposta a emergências com produtos perigosos”. A atividade abordará os procedimentos específicos necessários para lidar com ocorrências dessa natureza, que exigem avaliação dos riscos e atuação coordenada dos órgãos responsáveis.
Das 14h30 às 15h30, o gerente de Informações de Desastres, Arno Avelino Schüssler, conduz “Gestão pós-desastre: decretação e documentação”, com foco nos registros necessários para caracterizar danos e prejuízos e nos procedimentos relacionados à decretação de Situação de Emergência.
Na sequência, das 15h30 às 16h30, o gerente de Logística e Assistência Humanitária, Fernando Ireno Vieira, apresenta “Assistência Humanitária”, com abordagem voltada às ações de apoio à população atingida por desastres e à organização dos recursos necessários para o atendimento.
A programação do dia termina com o Defesa Civil SC Responde – Dúvidas sobre Decreto de Emergência, das 16h30 às 17h. O espaço será dedicado à interação com os participantes, que poderão apresentar perguntas e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos relacionados à decretação de Situação de Emergência.
Planos de Contingência e contenção de cheias
Na quinta-feira, 5 de novembro, a programação da Arena Defesa Civil SC começa às 10h, com “Plano de Contingência na prática: a operacionalização da resposta”, apresentado pelo assessor técnico da Gerência de Operações, Rodrigo Nery e Costa. A atividade abordará a organização das ações necessárias para enfrentar situações de emergência, com definição de responsabilidades, procedimentos e articulação entre os órgãos envolvidos.
O Plano de Contingência estabelece como o município deve atuar diante de ameaças específicas. Sua elaboração permite organizar previamente os recursos disponíveis, definir atribuições e estabelecer procedimentos compatíveis com os riscos identificados e a capacidade de resposta local.
Das 11h às 12h, o diretor de Obras e Projetos Especiais da Defesa Civil de Santa Catarina, Douglas Leandro Meincheim, e o gerente de Reconstrução e Ações Estratégicas, Alex Sandro de Oliveira, conduzem “Barragens, Contenção de Cheias, Obras de Limpeza e Desassoreamento”. O conteúdo tratará de intervenções estruturais e ações relacionadas à gestão das águas e à redução de riscos associados a inundações.
Monitoramento, barragens e apoio aos municípios
No período da tarde, das 13h às 14h, o gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico de Moraes Rudorff, apresenta “A antecipação de riscos e o apoio aos municípios em cenários climáticos”. A atividade destacará a importância das informações meteorológicas e hidrológicas para acompanhar cenários adversos e subsidiar decisões das equipes municipais.
Das 14h às 15h, o hidrólogo da Defesa Civil de Santa Catarina, Dieyson Pelinson, conduz “Operação de Barragens e Estação Hidrometeorológica”, com foco no funcionamento e na operação dessas estruturas e sistemas de acompanhamento.
A programação será encerrada, das 15h às 16h, com o Defesa Civil SC Responde – Dúvidas sobre Barragens. Assim como no encontro sobre Decreto de Emergência, o momento será dedicado às perguntas dos participantes e ao esclarecimento de dúvidas, promovendo a troca direta de informações com os profissionais da Defesa Civil estadual.
Comunicação de risco como ferramenta de prevenção
Além da programação técnica, a Defesa Civil de Santa Catarina disponibilizará o Manual de Comunicação de Risco e o Manual de Redes Sociais para apoiar o trabalho das equipes municipais. Os materiais reúnem orientações para a produção e a divulgação de informações pelos canais institucionais, com foco na clareza, na acessibilidade e na coerência das mensagens.
A comunicação é parte importante da gestão de riscos e desastres, especialmente quando a população precisa compreender uma ameaça e adotar medidas de proteção. Os manuais buscam contribuir para que as Defesas Civis municipais qualifiquem suas publicações e transmitam informações oficiais de maneira compreensível e adequada a diferentes situações.
Promovida pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), o Comac reúne representantes do poder público e profissionais interessados em gestão pública, inovação e desenvolvimento municipal.
Programação Defesa Civil SC no Comac 2026
SERVIÇO
Arena da Defesa Civil SC no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina – Comac 2026
Data: 3 a 5 de novembro de 2026
Local: Expocentro, Balneário Camboriú (SC)
Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/evento/comac-sc-2026-congresso-de-municipios-associacoes-e-consorcios-de-santa-catarina/3359791?referrer=comacsc.com.br
Informações adicionais para a imprensa:
Texto: Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Ascom
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina – SDC/SC
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br