Jornal produzido por alunos da Rede Municipal de João Pessoa se torna referência em encontro nacional

A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa ganhou destaque em nível nacional nesta semana. Foi com o projeto ‘João Medeiros News’, desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Ativa Integral (EMAI) João Medeiros, do bairro dos Novais. A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP) participou junto com mais 127 outros projetos de todo o Brasil.

O Encontro Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. A escola de João Pessoa apresentou a seguinte experiência: O jornal escolar e sua relevância no protagonismo dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

O professor de Inglês e Protagonismo da EMAI João Medeiros, Josinaldo Ferreira, ressaltou que participar da iniciativa foi uma experiência enriquecedora e transformadora. “Tive a oportunidade de repensar minhas práticas ao conhecer projetos inovadores e aprender com as experiências de outros estados brasileiros. Além disso, pude compartilhar o protagonismo autêntico dos estudantes da EMAI João Medeiros por meio do jornal escolar ‘João Medeiros News’. Volto para minha cidade repleto de ideias, aprendizados e com ainda mais vontade de contribuir para a construção do projeto de vida dos meus estudantes”, disse com orgulho.

O evento reuniu representantes de mais de 200 escolas públicas com o objetivo de compartilhar práticas que consolidam a ampliação da jornada escolar sob uma perspectiva integral que desenvolve o aluno não apenas no aspecto acadêmico, mas também cultural, social e crítico. “É com grande satisfação que vivenciamos este momento tão grandioso, no qual a EMAI João Medeiros se tornou referência nacional por meio do nosso jornal escolar. Esse projeto oportunizou e fortaleceu o protagonismo autêntico de nossos estudantes, dando voz às suas ideias, talentos e experiências. Ficamos lisonjeados por termos o professor Josinaldo representando nossa escola com maestria, compartilhando práticas inspiradoras e evidenciando o compromisso da nossa EMAI com uma educação integral de qualidade”, afirmou a diretora da unidade escolar, Fátima Aparecida Chaves.

Jornal – O ‘João Medeiros News’ chamou a atenção por transformar os estudantes dos anos iniciais em repórteres de sua própria realidade. É um jornal escolar mensal produzidos pelos alunos, com mediação do professor Josinaldo Ferreira. Os estudantes exercem o protagonismo ao selecionar as matérias e escreverem os textos em Língua Portuguesa e Inglesa. Como resultado, a aprendizagem torna-se mais significativa, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para uma formação integral de qualidade.

O gestor do programa das EMAIs da Secretaria de Educação, Clécio Albuquerque, falou da alegria e do orgulho de uma escola da rede ter sido umas das selecionadas. “Ter uma das nossas escolas selecionadas entre tantas experiências inspiradoras no país prova que a educação em tempo integral em João Pessoa vai muito além da ampliação do horário. Trata-se de oferecer oportunidades reais de desenvolvimento crítico, social e cultural. Estamos extremamente felizes em ver a EMAI João Medeiros se tornando uma referência para o Brasil”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *